faixa - nao remover

TOTALENERGIES ANUNCIA INVESTIMENTO DE US$ 706 MILHÕES EM CAMPO DE GÁS NA ARGENTINA

David Mendelson.Dinheiro novo para a economia da Argentina. A francesa TotalEnergies anunciou hoje (19) a decisão final de investimento para o desenvolvimento do campo de gás offshore Fenix, localizado a 60 km da costa do arquipélago Terra do Fogo, no sul da Argentina. Ao todo, a companhia pretende desembolsar US$ 706 milhões no projeto. O início de produção está previsto para 2025. A TotalEnergies é a operadora do campo, com 37,5% de participação, em parceria com a WintershallDea (37,5%) e a Pan American Sur (25%).

O campo de Fenix será desenvolvido através de três poços horizontais, perfurados a partir de uma nova plataforma não tripulada em lâmina d’água de 70 metros. O gás será transportado por um gasoduto de 35 km até a plataforma Véga Pleyade, operada pela TotalEnergies, e tratado em terra nas usinas de Rio Cullen e Cañadon Alfa, também operadas pela Companhia. O campo deve produzir 10 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural (70.000 barris de óleo equivalente por dia).

map

Campo de Fenix – clique para ampliar

Com o primeiro gás a menos de dois anos e meio da decisão final de investimento, o projeto Fenix contribuirá para manter nossos níveis de produção em Terra do Fogo e garantir o abastecimento do mercado argentino de gás. Com uma intensidade de carbono de 9 kgCO2/boe, o projeto se beneficiará das tecnologias da companhia na redução da intensidade de carbono, como a instalação de parques eólicos e sistemas de recuperação de calor”, disse o vice-presidente sênior para as Américas da TotalEnergies Exploração e Produção, David Mendelson.

A TotalEnergies atua na Argentina desde 1978, por meio de sua afiliada Total Austral, e é a maior produtora internacional de gás do país, com cerca de 25% da produção. A participação acionária da companhia na produção argentina foi em média de 81.000 barris de óleo equivalente por dia em 2021. Em Terra de Fogo, ao lado dos parceiros WintershallDea (37,5%) e Pan American Sur (25%), a TotalEnergies (37,5%) opera a concessão Cuenca Marina Austral 1 (CMA-1), que inclui os campos terrestres Ara e Cañadon Alfa e os campos offshore Hidra, Kaus, Carina, Aries, Vega Pleyade e Fenix.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of