LEILÃO DAS TÉRMICAS DA ELETROBRÁS TERMINA COM TRÊS USINAS CONTRATADAS
O Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Energia (LRCE) de 2022, realizado hoje (30) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), terminou com três usinas a gás contratadas na região Norte, no Amazonas. Ao todo, o volume contratado chega a 754 megawatts (MW) de capacidade instalada, com preço de R$ 444 por MWh. O investimento nos projetos é estimado em R$ 4,15 bilhões. A realização deste certame estava prevista dentro da lei de privatização da Eletrobrás.
As três usinas contratadas foram Azulão II e IV, de propriedade da Eneva; e Manaus I, da Global Participações em Energia (GPE). Elas se enquadram no produto Região Norte, para contratação de até 1.000 megawatts (MW) e início de suprimento previsto até 31 de dezembro de 2026. Outros dois produtos no edital do Leilão, chamados Região Nordeste Maranhão e Região Nordeste Piauí, não receberam ofertas.
De acordo com o diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, a modalidade de reserva de capacidade é adequada para a segurança do abastecimento num contexto de maior inserção de energias renováveis, como o que o Brasil observa nos últimos anos. Trata-se, na visão de Feitosa, de uma forma mais justa de alocar os custos da segurança do sistema, uma vez que os valores serão pagos por todos os consumidores do país e não somente pelos regulados.
Deixe seu comentário