NOVAS EMPRESAS PODERÃO ACESSAR O SISTEMA DE TRANSPORTE DA NTS APÓS ACORDO ASSINADO PELA PETROBRÁS
A marcha da abertura do mercado de gás natural ganhou um novo avanço. A Petrobrás anunciou hoje (3) a assinatura de um acordo com a Nova Transportadora do Sudeste S.A. (NTS) que, na prática, possibilita o acesso de outros agentes ao sistema de transporte da NTS desde o dia 1º deste mês. De acordo com um comunicado da Petrobrás, o Acordo de Redução de Flexibilidade de uso e aditivos aos Contratos de Transporte de Gás Natural da Malha Sudeste, Malha Sudeste II, GASDUC III, GASPAJ e GASTAU foram assinados no último dia 30.
“A celebração do Acordo e dos Aditivos foi realizada após a aprovação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e está em consonância com o compromisso assumido pela Petrobras no âmbito do Termo de Compromisso de Cessação de Prática (TCC), celebrado em 08/07/2019, entre o Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE e a Petrobrás”, acrescentou a estatal em seu comunicado.
A NTS também se pronunciou sobre a novidade, informando que “a celebração do Acordo e dos aditivos aos Contratos Legados não terá qualquer impacto sobre a receita da Companhia, estando assegurada à NTS a remuneração integral pela capacidade total do seu sistema, em qualquer cenário de volume de contratação”.
A NTS transporta gás natural por meio de um grande sistema de gasodutos, conectando a região mais industrializada do Brasil com segurança e confiabilidade. São mais de 2.000 quilômetros de malha com capacidade de transporte contratual de 158,2 milhões m³ de gás por dia. Os gasodutos da NTS ligam os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo (responsáveis por aproximadamente 50% do consumo de gás no Brasil) ao gasoduto Bolívia-Brasil, aos terminais de GNL e às plantas de processamento de gás.
Deixe seu comentário