ENI E LEONARDO FECHAM PARCERIA PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE DESCARBONIZAÇÃO
As empresas italianas Eni, que atua no setor de energia, e Leonardo, presente nos setores aeroespacial, defesa e segurança, somaram forças para o desenvolvimento de iniciativas conjuntas de sustentabilidade e inovação, com o objetivo de impulsionar a transição energética e descarbonizar as suas operações. A parceria tem como objetivos o teste e o uso de biocombustíveis sustentáveis para aviação e programas de pesquisa conjunta com ênfase específica em e-combustíveis e hidrogênio.
A colaboração entre as empresas será desenvolvida dentro de uma estrutura de economia circular, visando promover e acelerar a transição energética e a descarbonização do setor aeroespacial, incentivar a produção e utilização de energia a partir de fontes renováveis, otimizar a eficiência energética dos edifícios e unidades de produção e operacionalizar a reciclagem de materiais e a reutilização de resíduos. O acordo também prevê o compartilhamento de melhores práticas tecnológicas em HSE (saúde, segurança e meio ambiente) e segurança cibernética.
“Esta colaboração que estamos lançando com a Leonardo é estratégica porque nos permite reunir as principais competências distintivas de cada uma das empresas para impulsionar e acelerar a transição energética do setor aeroespacial. Trabalhando juntos, podemos identificar projetos orientados para o futuro, que levem a novas oportunidades de negócios e que poderão ser desenvolvidos em conjunto, de acordo com os princípios da sustentabilidade ambiental e da economia circular. Estamos comprometidos em desenvolver produtos, serviços e soluções para isso, tanto no setor de energia quanto no de mobilidade. São soluções que queremos disponibilizar e compartilhar para conduzir essa transformação de forma ambiental, social e economicamente sustentável”, disse o Diretor Geral de Evolução Energética da Eni, Giuseppe Ricci.
Já para o Diretor de Tecnologia e Inovação da Leonardo, Franco Ongaro, a colaboração entre duas empresas líderes de indústrias internacionais na busca de soluções tecnológicas para questões de sustentabilidade é um marco importante na busca de soluções para lidar com desafios futuros. “Estudar e testar combustíveis sustentáveis, por exemplo, terá um impacto decisivo em todo o setor de aviação nos próximos anos. A colaboração da Leonardo com a Eni é, portanto, mais um passo para a criação de sinergias inovadoras e na partilha de conhecimentos entre setores que são centrais para o desenvolvimento tecnológico sustentável, criando benefícios não só de empresas individuais, mas para todo o país”, acrescentou.
Deixe seu comentário