NA ABERTURA DO NUCLEAR LEGACY, ABDAN ASSINA MEMORANDO DE ENTENDIMENTO COM A ASSOCIAÇÃO FRANCESA GIFEN
O evento Nuclear Legacy, que está reunirá hoje (16) e amanhã (17) os principais nomes da indústria nuclear no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro, já trouxe uma boa novidade para o setor. A Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN) assinou um memorando de entendimento com a GIFEN – entidade da França que congrega empresas, organizações e associações profissionais da indústria nuclear daquele país. A cerimônia de assinatura do memorando contou com a participação do presidente da ABDAN, Celso Cunha, e da diretora da GIFEN, Nathalie Allimann, que participou do evento remotamente.
Pelos termos do memorando, a ideia é que as duas instituições identifiquem oportunidades de cooperação entre Brasil e França no setor nuclear. O país europeu possui uma grande frota de usinas nucleares e anunciou recentemente novos planos para construir mais reatores, como parte do esforço francês para diversificar suas fontes de energia de baixa emissão. O acordo é pautado na busca de oportunidades para compartilhar e trocar melhores práticas e lições aprendidas em áreas de interesse comum, como comunicação e opinião pública, desenvolvimento da cadeia de suprimentos, desenvolvimento profissional e técnico, incentivo a startups de tecnologia nuclear, entre outros
Ainda durante esse primeiro dia de Nuclear Legacy, a ABDAN prestou uma homenagem a dois de seus ex-presidentes: Antônio Muller e Evaldo Cesari. Em 2022, como noticiamos, a ABDAN completou 35 anos de existência. A entidade foi fundada em 1987 e seu primeiro presidente foi Paulino Cícero de Vasconcelos. Entre 1990 e 1991, a entidade passou a ser comandada por Ronaldo Arthur Cruz Fabrício. Já entre 1992 e 2005, a presidência da associação ficou nas mãos de Manoel Fernando Thompson Motta. Cesari presidiu a entidade nos anos de 2006 e 2007. Já Müller ficou no comando da instituição entre os anos de 2008 e 2016. O atual presidente, Celso Cunha, assumiu o posto em 2017 e, desde então, tem liderado um movimento de expansão e diversificação das atividades da ABDAN.
Neste primeiro dia de Nuclear Legacy, serão promovidas rodas de debate ao vivo com participantes das empresas associadas da ABDAN sobre temas variados no setor. Assim como palestras e apresentações realizadas por personalidades relevantes do segmento. Amanhã, haverá um evento para promover networking e prestigiar iniciativas marcantes do cenário nuclear em 2022. Serão homenageadas personalidades do setor em 6 categorias: Medicina Nuclear, Relações Institucionais, Comunicação, Desenvolvimento do Setor Nuclear, Pesquisa e Inovação, Tecnologia e Defesa.
Veja abaixo algumas fotos do evento:
Deixe seu comentário