VICE GERALDO ALCKMIN ANUNCIOU A EQUIPE DE TRANSIÇÃO DO MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA
O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (foto), anunciou hoje (16) os nomes dos participantes do grupo técnico da transição de governo no Ministério de Minas e Energia. A equipe será formada por 12 pessoas. Esse grupo técnico vai debater e produzir subsídios para elaboração de um relatório final de transição que será entregue em dezembro a Alckmin e ao presidente eleito Lula.
Eis os nomes: Anderson Adauto, ex-ministro dos Transportes de 2003; Deyvid Barcelar, coordenador da FUP; Fernando Ferro, ex-deputado; Guto Quintela, empresário do agronegócio; Ikaro Chaves, diretor da Associação dos Engenheiros da Eletrobras; Jean Paul Prates, senador pelo RN; Magda Chambriard, ex-diretora da ANP; Mauricio Tolmasquim, professor da UFRJ; Nelson Hubner, ex-diretor da ANEEL; Gilles Azevedo, ex-chefe de gabinete de gabinete de Dilma Roussef; Robson Sebastian Formica, coordenador do MAB; e Willian Nosaki, professor da FESPSP.
No início da corrida eleitoral, a campanha de Lula divulgou um documento com as diretrizes para o seu programa de governo. O texto defende que é imprescindível garantir a soberania e a segurança energética do país, com ampliação da oferta de energia, aprofundando a diversificação da matriz, com expansão de fontes limpas e renováveis a preços compatíveis com a realidade brasileira.
O documento do presidente eleito aponta ainda que é necessário expandir a capacidade de produção de derivados no Brasil, aproveitando-se da grande riqueza do pré-sal, com preços que levem em conta os custos de produção no país. O programa de governo de Lula também se opõe frontalmente à privatização de estatais, tais com a Petrobrás e a PPSA, que estavam na mira dos planos de desestatização do governo de Jair Bolsonaro.
Não existe espaço para privatizar a Petrobras e PPSA. Quanto a PPSA, pasta moralizar a estatal no sentido de fazer cumprir o comando constitucional no que diz respeito a contratação de sua força de trabalho atraves de Concurso Público.