faixa - nao remover

PRODUÇÃO DA 3R PETROLEUM TEVE RECUO DE 13,3% EM OUTUBRO POR CONTA DE MANUTENÇÕES

3rDepois de bater seguidos recordes de produção, a operadora independente 3R Petroleum anunciou uma queda de 13,3% na extração de óleo e gás em seus campos no mês de outubro. Ao todo, foram 14,3 mil barris de óleo equivalente por dia durante o período. Segundo a companhia, os principais ativos da companhia tiveram sua produção afetada por operações de manutenção, melhoria e pela diminuição na demanda de compradores.

O chamado Cluster Potiguar, formado pelos polos Macau, Pescada e Arabaiana, Areia Branca e Fazenda Belém, teve uma produção de 6,3 mil barris de óleo equivalente por dia, uma queda de 15% em relação ao mês de setembro. O resultado foi influenciado por um rateio na planta de separação óleo-água (Macau-A) que processa 60% da produção do polo Macau. Ainda em outubro, a 3R finalizou os testes na planta e aguarda a aprovação final da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para o início da medição fiscal.

Ainda dentro do Cluster Potiguar, a 3R disse que está realizando testes e comissionamento da segunda planta de separação óleo-água no polo (CN-B), o que reduz momentaneamente a capacidade de processamento de 40% da produção. Por fim, a petroleira também reduziu a vazão e fechou temporariamente alguns poços para substituição parcial do duto de escoamento que direciona a produção de CN-B ao Ativo Industrial de Guamaré.

Tal atividade está sendo realizada de forma preventiva pela 3R e tem por objetivo aumentar a segurança operacional e suportar o aumento de produção do Polo Macau previsto para 2023. A Companhia estima que os dois primeiros impactos estarão integralmente mitigados até janeiro de 2023, enquanto o terceiro até abril de 2023”, declarou a 3R.

No Cluster Recôncavo, a empresa produziu 5,8 mil barris de óleo equivalente por dia em outubro, recuo de 6,2% na comparação com setembro (6,2 mil boe/dia). A produção na área está impactada pelo processo de expansão do sistema de processamento e enquadramento do óleo. A empresa iniciou atividades de construção e montagem com conclusão prevista para janeiro de 2023.

Por fim, o polo Peroá sofreu uma redução da demanda de gás de seu comprador e registrou uma produção de 2,1 mil boe/dia, o que representa uma queda de 24,5% ante setembro (2,8 mil boe/dia). A companhia informou que está procurando alternativas para melhorar a monetização da capacidade integral de produção de gás do ativo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of