NAVIOS FANTASMAS ESTARIAM TRANSFERINDO PETRÓLEO RUSSO PARA VÁRIOS PAÍSES DO MUNDO, SEGUNDO DENÚNCIA | Petronotícias




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NAVIOS FANTASMAS ESTARIAM TRANSFERINDO PETRÓLEO RUSSO PARA VÁRIOS PAÍSES DO MUNDO, SEGUNDO DENÚNCIA

navioO Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) revelou que impediu que os serviços especiais de inteligência ucranianos realizassem, o que disse ser uma sabotagem, no gasoduto “South Stream”. “Como resultado de um conjunto de medidas investigativas, o FSB impediu uma tentativa dos serviços especiais ucranianos de cometer um ato de sabotagem e terrorismo no gasoduto South Stream que fornece recursos energéticos para a Turquia e a Europa.”, disse o órgão. O South Stream, originalmente destinado a transportar gás russo sob o Mar Negro até a costa búlgara, foi descartado em 2014 em favor do TurkStream, que chega à Turquia e pode fornecer gás à Hungria e à Bulgária.

Gasoduto South Stream

Gasoduto South Stream

Hoje, na Grécia, se discute que algumas embarcações da Grécia e “frotas fantasmas” de navios não registrados permitiram que Moscou escapasse das sanções econômicas internacionais e exportasse o seu petróleo e que isso, começaria a ficar mais difícil, porque os serviços de inteligência, já estavam monitorando estas embarcações. O petroleiro de bandeira liberiana Ice Energy seria uma destas embarcações. Ele transferiria o petróleo bruto russo ao largo da costa de Karystos, na ilha grega de Evia. Para lembrar, os Estados Unidos proibiram as importações de petróleo bruto russo meses atrás, e os navios russos estão proibidos de entrar nos portos americanos, britânicos e da União Europeia. Em 5 de dezembro, as sanções da União Europeia ao petróleo russo entram em vigor. Mas as companhias marítimas gregas e outras europeias estão atualmente – e legalmente – ajudando os exportadores russos a levar seu petróleo ao destino desejado.

Além do mais, uma crescente frota fantasma de navios que oficialmente não existe e não pode, como resultado, ser rastreada ou investigada, está transportando mercadorias russas sancionadas ao redor do mundo, assim como já transportava mercadorias iranianas, venezuelanas e norte-coreanas proibidas. A frota fantasma provavelmente crescerá à medida que as sanções da União Europeia contra o petróleo entrarem em vigor. Em maio, a Lloyd’s List Intelligence, que monitora a navegação global, começou a perceber um padrão estranho nos portos russos de Ust-Luga, Primorsk, Novorossiysk e São Petersburgo. Dos 204 navios-tanque de grande porte que desembarcaram nos portos entre os dias 1º e 26 daquele mês, 58 pertenciam à Sovcomflot, gigante naval russa. Mas muitos outros petroleiros – 79 – eram de propriedade grega. Um grande aumento nas viagens para a Índia, Turquia e China indica para onde a carga, normalmente com destino à América do Norte e Europa Ocidental, está indo agora. Embora a UE tenha proibido navios russos no final de maio, o petróleo russo ainda pode ser entregue à UE em navios-tanque pertencentes ou com bandeira de outros países. Este parece ser o lugar onde a grande indústria naval da Grécia identificou uma oportunidade.

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