BRASKEM PASSA A USAR NOVA TECNOLOGIA DA HONEYWELL PARA UNIFICAR PROCESSOS ÀS ATIVIDADES NA UNIDADE OLEFINAS 1 NO SUL DO PAÍS
A Braskem passou a adotar o sistema de controle de processo Experion PKS, da Honeywell, visando unificar processos e aumentar a segurança e a eficiência. A conclusão dessa instalação foi em julho, na unidade de Olefinas 1, localizada no Polo Petroquímico de Triunfo (RS). As tecnologias elevaram a performance e a eficiência da automação industrial, que investiu nas soluções mais modernas de automação existentes. Este é o primeiro sistema de controle de uma unidade da Braskem que conta com integração de um circuito fechado de câmeras capaz de monitorar algumas etapas das operações industriais. As imagens ajudam a identificar e monitorar cenários operacionais, facilitando a tomada de decisão pelos operadores.
O diretor industrial da Braskem Regional Sul, Nelzo Silva, explicou que o novo sistema digital de controle é responsável pelo controle e monitoramento de mais de sete mil equipamentos. “A sala de controle, local em que o operador interage com os sistemas, foi totalmente redesenhada. O espaço passou a adotar os mais modernos recursos de tecnologia voltados à operação segura, suporte às decisões operacionais, confiabilidade humana e ergonomia”, declarou. Esta modernização do Sistema de Controle Digital (DCS) vai permitir à Brakem, a configuração de novas estratégias de otimização de produção, automatização de rotinas operacionais, redução de consumo energético e identificação antecipada de eventos operacionais.
Jose Fernandes, presidente da Honeywell Materiais de Performance e Tecnologias (PMT) para a América Latina, disse que a empresa tem orgulho de participar do início desta nova etapa de digitalização das operações da Braskem. “As tecnologias que permitem controle integrado remoto de operações industriais são uma tendência irreversível no mercado e devem seguir em expansão nos próximos anos”, avaliou. As operações da Braskem no Polo Petroquímico de Triunfo incluem a produção de químicos básicos como o eteno, propeno, butadieno, MTBE e solventes, além do polietileno verde, produzido a partir de cana-de-açúcar, de origem 100% renovável.
Deixe seu comentário