GE HITACHI E A HOLTEC APRESENTARAM PROJETOS PARA CONSTRUÇÕES DE PEQUENOS REATORES NUCLEARES NO REINO UNIDO
A GE Hitachi Nuclear Energy (GEH) apresentou um pedido de entrada de Avaliação de Projeto Genérico (GDA) para seu pequeno reator modular BWRX-300 (SMR) ao Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial (BEIS) do Reino Unido. Enquanto isso, a Holtec International disse que pretende apresentar em breve um pedido para seu projeto SMR-160. O GDA é um processo realizado pelo Office for Nuclear Regulation (ONR) e pela Environment Agency (EA) para avaliar os aspectos de segurança, proteção e proteção ambiental de um projeto de usina nuclear que se destina a ser implantado na Grã-Bretanha. A conclusão bem-sucedida culmina na emissão de uma Confirmação de Aceitação de Projeto do ONR e uma Declaração de Aceitabilidade de Projeto da EA. Em maio de 2021, a BEIS abriu o processo GDA para tecnologias nucleares avançadas, incluindo SMRs.
A Rolls-Royce SMR foi o primeiro fornecedor a enviar uma solicitação para um GDA de um projeto SMR. O projeto do reator de água pressurizada de 470 MWe foi aceito para revisão em março deste ano, com a BEIS solicitando ao ONR e à EA que iniciassem o processo. A GEH agora solicitou que seu projeto BWRX-300 seja submetido ao processo GDA. Este é um SMR de circulação natural refrigerado a água de 300 MWe com sistemas de segurança passiva que aproveitam o design e a base de licenciamento do reator de água fervente ESBWR da GEH. Ele está atualmente passando por uma Revisão de Projeto de Fornecedor de pré-licenciamento da Comissão de Segurança Nuclear do Canadá (CNSC) e uma revisão de projeto de pré-aplicação da Comissão Reguladora Nuclear dos EUA (NRC).
Sean Sexstone(foto principal), vice-presidente executivo de tecnologia nuclear avançada da GEH, disse que “Acreditamos que o BWRX-300 é a tecnologia ideal para ajudar o Reino Unido a cumprir suas metas de descarbonização e segurança energética. Agências reguladoras no Canadá e nos Estados Unidos estão colaborando em sua revisão de licenciamento do BWRX-300. Por meio do processo GDA, esperamos envolver os reguladores do Reino Unido e possibilitar a colaboração com suas contrapartes globais.”
A Holtec também anunciou que está “pronta para entrar no processo de avaliação de design genérico regulatório do Reino Unido para SMR-160 no início de 2023, permitindo o início da construção da primeira unidade do Reino Unido já em 2028“. A empresa disse que enviou um pedido ao BEIS para obter apoio financeiro para a avaliação do projeto regulatório no mês passado: “A Holtec Britain planeja apresentar o pedido de Avaliação de Projeto Genérico da planta SMR-160 para conformidade com os requisitos regulatórios do Reino Unido, que a empresa sabe ser um processo tecnicamente rigoroso e profundamente informado sobre segurança de sua experiência em licenciamento e implantação de sistemas de armazenamento e armazenamento a seco e transporte para combustível nuclear usado desde meados da década de 1990”, diz um comunicado.
O SMR-160 é um reator de água leve pressurizada, gerando 160 MWe usando combustível de urânio de baixo enriquecimento, com flexibilidade para produzir calor de processo para aplicações industriais e produção de hidrogênio: “Não se espera que a adaptação do projeto do SMR-160 para o Reino Unido resulte em uma incorporação de planta materialmente diferente. Assim, o princípio central do SMR-160, que é usar um projeto aplicável universalmente em todo o mundo, permanecerá inalterado” .
A Holtec também anunciou que concluiu um Memorando de Entendimento (MoU) conjunto com Balfour Beatty e HDEC para avançar no planejamento da construção de SMR-160s no Reino Unido. As partes também desenvolverão em conjunto uma estimativa de custo para implantação do SMR-160 no Reino Unido com base no projeto padrão da Holtec desenvolvido para o mercado dos EUA, enquanto aguardam que o governo do Reino Unido determine o processo de seleção do local. O diretor da Holtec Britain, Gareth Thomas(foto a direita), disse que identificou três locais em potencial no Reino Unido com usinas nucleares existentes adequadas para hospedar a primeira onda de Holtec SMR-160s: “ Trawsfynydd no País de Gales e Heysham e Oldbury na Inglaterra.“Estamos avançando nos planos de entrega do projeto com nossa equipe do Reino Unido com base nas informações disponíveis para esses sites e nosso escritório corporativo comprometido em igualar o financiamento do GDA com o BEIS.”,
Deixe seu comentário