SAMSUNG HEAVY INDUSTRIES CONCLUI PROJETO DE USINA NUCLEAR EMBARCADA E DEVE COMERCIALIZAR O REATOR ATÉ 2028
A construtora naval sul-coreana Samsung Heavy Industries (SHI) concluiu o projeto conceitual da CMSR Power Barge – uma usina nuclear flutuante baseada em reatores compactos de sal fundido – e já obteve a certificação básica do projeto do American Bureau of Shipping (ABS). Em dezembro de 2020, a ABS disse que havia concluído uma nova qualificação tecnológica de um reator compacto de sal fundido (CMSR) desenvolvido pela empresa dinamarquesa Seaborg Technologies. O conceito atendeu à Fase de Viabilidade, primeiro marco do processo de Qualificação de Nova Tecnologia da ABS. Em abril do ano passado, a SHI e a Seaborg assinaram um Memorando de Entendimento para fabricar e vender usinas elétricas prontas para uso combinando a experiência da SHI em construção naval e a CMSR da Seaborg. Também cobriu o desenvolvimento de plantas de produção de hidrogênio e plantas de amônia.
O projeto da Seaborg é para barcaças de energia modulares CMSR que podem produzir entre 200 MW e 800 MW de eletricidade, com uma vida operacional de 24 anos. Em vez de ter varetas de combustível sólido que precisam de resfriamento constante, o combustível do CMSR é misturado a um sal líquido que atua como refrigerante, o que significa que ele simplesmente desligará e solidificará em caso de emergência. A ABS emitiu agora uma Aprovação em Princípio (AIP) para a SHI para usar o projeto CMSR na Barcaça Elétrica CMSR.
A SHI disse que o CMSR Power Barge pode ser equipado com dois a oito CMSRs de 100 MW de acordo com a demanda de produção de energia. Ele descreve o CMSR Power Barge como “uma fusão de energia nuclear e tecnologia de construção naval. Uma nuclear no mar com geradores de turbina a vapor e instalações de transmissão/distribuição no corpo flutuante“. A empresa diz que, em comparação com as usinas nucleares terrestres convencionais, “a seleção do local e as restrições das instalações são relativamente menos exigentes, o período de construção é de apenas dois anos e o custo é baixo”. A SHI planeja comercializar o CMSR Power Barge até 2028, uma vez que o projeto detalhado de todas as instalações de geração de energia da usina tenha sido concluído. Yeo Dong-il, chefe de design offshore da SHI, disse que “Concluiremos o produto que liderará o novo mercado futuro por meio de desenvolvimento contínuo de tecnologia e esforços de comercialização para usinas nucleares flutuantes.”
Deixe seu comentário