EM PRIMEIRO DISCURSO, JEAN PAUL PRATES DEFENDE QUE PETROBRÁS INVISTA EM REFINO E TRANSIÇÃO ENERGÉTICA | Petronotícias




faixa - nao remover

EM PRIMEIRO DISCURSO, JEAN PAUL PRATES DEFENDE QUE PETROBRÁS INVISTA EM REFINO E TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

jean_paul_prates_presidente_3Os primeiros recados ao mercado. O novo presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, fez o seu primeiro discurso à frente da companhia e deixou algumas pistas dos principais pontos que devem nortear sua gestão. De cara, deixou claro que a empresa deverá voltar a investir em refino, dando um indicativo que o programa de venda de refinarias será coisa do passado. Ao mesmo tempo, Prates falou que a Petrobrás vai continuar seguindo sua trajetória na indústria de óleo e gás, mas sem deixar de explorar oportunidades em novas fontes de energia.

Queremos que a companhia continue se superando na produção de petróleo e gás, buscando novas fronteiras, sempre de forma responsável e cada vez mais sustentável. E invista mais e melhor no seu parque de refino, usando sua capacidade produtiva e tecnológica para trazer produtos de qualidade e acessíveis para a população”, afirmou o presidente da Petrobrás. “Mas também é fundamental que a Petrobrás abra novas horizontes e aplique seu conhecimento em novas energias, sejam os bioprodutos ou em outras fronteiras de energia renovável”, acrescentou Prates.

sede-petrobrasO novo presidente da companhia disse ainda que mitigar a mudança do clima é uma demanda global necessária e urgente. Para ele, o porte e a trajetória da Petrobrás fazem com que ela ocupe, naturalmente, um papel de grande impulsionadora da transição energética no Brasil. “É nesse lugar que vejo a Petrobrás. E é para isso que trabalharemos. Que a Petrobrás siga sua jornada na indústria de petróleo e gás, mas também trilhe novos caminhos, perseguindo a descarbonização, acelerando a diversificação rentável e a transição energética”, opinou.

Por fim, Prates defendeu que a Petrobrás seja uma impulsionadora de todas as regiões brasileiras, de olho também no potencial da Margem Equatorial. “É hora de buscar oportunidades e desenvolvê-las, porque sabemos que quando a Petrobrás cresce, todo mundo cresce junto. Queremos uma Petrobrás que olhe para frente, consciente da importância de seu papel na construção de um futuro mais sustentável para as novas gerações”, concluiu.

Veja abaixo o vídeo e a íntegra por escrito do discurso de Jean Paul Prates:

fpsoÉ difícil traduzir em palavras o orgulho que sinto hoje ao me dirigir a vocês, pela primeira vez, na condição de presidente da Petrobrás. É claro que, como todo o brasileiro e conhecendo de perto a trajetória dessa empresa, que carrega as cores do nosso país, eu sempre senti orgulho como cidadão e como estudioso e trabalhador dessa indústria, que faz parte importante da nossa história e do nosso dia a dia. Mas falar com vocês agora como parte (e como líder) deste time, me emociona e me desafia. Farei o meu melhor para estar a altura desta missão honrosa.

Quero, antes de tudo, cumprimentar e saudar todos os trabalhadores e trabalhadoras que me assistem. E em especial a cada um e cada uma que está, neste momento, tocando o negócio da companhia nas nossas refinarias, plataformas em alto mar, usinas termelétricas, plantas industriais, centros de controle e em cada ponto da nossa operação – que como vocês sabem melhor do que eu, é grandiosa e complexa. Se essa empresa está aqui hoje, com tantos feitos e conquistas, esse mérito é de vocês. O meu compromisso é conduzir uma gestão que tenha total respeito a essa história, que reconheça o trabalho e a contribuição dos trabalhadores e trabalhadoras para os resultados da empresa. 

fontes renovaveisEstamos em um momento de grandes transformações no Brasil. E não só no país. A transformação é a tônica do mundo, seja ela energética, digital, social, ambiental, dentre tantas outras mudanças. Aqui na Petrobrás, também vislumbramos uma fase de mudanças e novas perspectivas. Mitigar a mudança do clima é uma demanda global necessária e urgente. O porte e a trajetória da Petrobrás fazem com que ela ocupe, naturalmente, um papel de grande impulsionadora da transição energética no Brasil. É nesse lugar que vejo a Petrobrás. E é para isso que trabalharemos. Que a Petrobrás siga sua jornada na indústria de petróleo e gás, mas também trilhe novos caminhos, perseguindo a descarbonização, acelerando a diversificação rentável e a transição energética.

Queremos que a companhia continue se superando na produção de petróleo e gás, buscando novas fronteiras, sempre de forma responsável e cada vez mais sustentável. E invista mais e melhor no seu parque de refino, usando sua capacidade produtiva e tecnológica para trazer produtos de qualidade e acessíveis para a população. Mas também é fundamental que a Petrobrás abra novos horizontes e aplique seu conhecimento em novas energias, sejam os bioprodutos ou em outras fronteiras de energia renovável.

jean_paul_prates_presidente_4A combinação de ativos estratégicos, o corpo técnico altamente qualificado e comprometido, e o maior centro de pesquisas da América Latina me motivam a confiar na aceleração de soluções para o futuro sustentável da Petrobrás nas próximas décadas. Queremos que a Petrobrás cresça e que o país cresça com ela. Porque todos nós sabemos que essa companhia tem um efeito multiplicador na economia brasileira. A indústria de petróleo é intensiva em capital e na geração de empregos, devendo ser uma locomotiva do desenvolvimento do Brasil.

Seja aqui no Rio de Janeiro, onde está a sede da empresa, o Cenpes, a Reduc, a Bacia de Campos, palco do desbravamento das águas profundas que levou a Petrobras a ser referência mundial em tecnologia; seja nos outros estados por onde se estendem nossas reservas do Polígono do Pré-Sal, desde Santa Catarina até o Espírito Santo, essa grande riqueza com potencial de transformação do país e que já responde por grande parte da nossa produção; seja também no Sul e no Centro-Oeste, por meio de nossas refinarias e terminais.

refinoNo Nordeste, através da nossa produção terrestre e as nossas operações offshore e de downstream; e na região Norte, onde temos produção em Urucu, no Amazonas, além de toda a costa da Margem Equatorial – essa nova e promissora fronteira exploratória com forte potencial para energias renováveis. É hora de buscar oportunidades e desenvolvê-las, porque sabemos que quando a Petrobrás cresce, todo mundo cresce junto.

Queremos uma Petrobrás que olhe para frente, consciente da importância de seu papel na construção de um futuro mais sustentável para as novas gerações. E que faça tudo isso valorizando o seu time e garantindo a excelência em segurança operacional. Não existe geração de valor sem cuidar das pessoas e sem pensar em nosso impacto no mundo. Essa é a verdadeira sustentabilidade.

Sabemos que desafios de obstáculos surgirão. Mas se há uma certeza é de que esse time tem competência técnica e profissionalismo de sobra para fazer isso acontecer. Conto com vocês e vocês podem contar comigo.

3
Deixe seu comentário

avatar
3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
joão batista de assis pereira Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
joão batista de assis pereira
Visitante
joão batista de assis pereira

Não observamos em nenhum momento a AEPET cobrar do futuro presidente da Petrobras as verdadeiras atitudes para reverter o massacre que a estatal petroleira está praticando e impondo a sociedade, mais incisivamente contra aposentados e pensionistas, no que diz respeito a um verdadeiro confisco dos vencimentos da classe trabalhadora, aposentados e pensionistas, impondo um brutal alargamento do percentual de contingência no descontos em folha de pagamento, passando de 13 para 30%, na calada da noite e em plena Pandemia, em dissidio de categoria esvaziado para a pratica de pesados descontos nos contracheques, zerando praticamente os nossos vencimentos para cobrir débitos… Read more »

joão batista de assis pereira
Visitante
joão batista de assis pereira

Srs Sindicalistas lamento desaponta-los, mas o citado programa estratégico e lista de ações emergenciais que a FNP produziu e encaminhou na reunião de ontem ao novo presidente foi pessimamente elaborada. Falaram de tudo e ao mesmo tempo não disseram nada. No jargão e sabedoria popular dar-se o nome de encher linguiça. Deveriam listar o que é realmente importante, urgente e necessário a luz da nossa realidade atual e se absterem de elencar uma imensidão de itens verdadeiramente impossíveis de serem implementados e revertidos na atual conjuntura. Cito, por exemplo a retomada da BR Distribuidora, gasodutos, refinarias e Campos gigantesco do… Read more »

joão batista de assis pereira
Visitante
joão batista de assis pereira

Como sempre a FUP e FNP vão continuar alheia a suas obrigações de oficio a continuar nesse momento a descartar as importantes reivindicações dos aposentados e pensionistas da Petrobras e deixando de lado as do pessoal da ativa. Levar a frente as importantes reivindicações da categoria e procurar resolver essa reivindicações não agrega nada de valor para essas centrais sindicais. Estão mais preocupados em agregar valor aos próprios sindicato e Centrais Sindicais e continuidade de suas benesses nesse imenso ninho que eles próprios construiram para se fartarem e se protegerem mutuamente, na maioria das vezes obtidas na base de conchavos… Read more »