ENEL GREEN COLOCA EM OPERAÇÃO MAIS UMA UNIDADE DO MAIOR COMPLEXO SOLAR DA AMÉRICA LATINA
A Enel Green Power Brasil já iniciou a operação comercial do parque solar São Gonçalo III (256 MW), a segunda expansão do complexo, localizado no município de São Gonçalo do Gurguéia, no Piauí. Com a nova seção de 256 MW, ele alcançou uma capacidade instalada total em operação de 864 MW, consolidando-se como o maior parque solar atualmente em operação na América Latina. A construção de São Gonçalo III envolveu um investimento de cerca de R$ 870 milhões.
O responsável pela Enel Green Power no Brasil, Bruno Riga, explicou que o complexo solar São Gonçalo é fundamental na trajetória da Enel Green Power no Brasil, ajudando a consolidar globalmente a capacidade do Grupo de construir e operar usinas de grande escala usando as tecnologias mais inovadoras do setor para acelerar a transição energética. “Estamos orgulhosos de ter, no Brasil, uma de nossas maiores usinas solares do mundo e o maior complexo fotovoltaico em operação na América Latina. A operação comercial desta nova expansão do parque reafirma a importância do Brasil nos planos de negócios da companhia, bem como o potencial de diversificação da matriz energética do país”, declarou.
O parque solar São Gonçalo III (256 MW) será capaz de gerar, sozinho, 597 GWh anualmente, evitando a emissão de mais de 400 mil toneladas de CO2 na atmosfera por ano. Considerando todo o complexo São Gonçalo (864 MW), serão gerados mais de 2,0 TWh de energia anualmente, evitando a emissão de cerca de 1,3 milhão de toneladas de CO2 na atmosfera a cada ano. A produção de energia anual do complexo solar vai evitar a compra de 470 milhões de metros cúbicos de gás por ano, substituídos por energia renovável produzida no país. São Gonçalo possui ao todo 2,2 milhões de painéis solares e foi a primeira planta da Enel no Brasil a usar módulos solares bifaciais, que captam energia solar de ambos os lados do painel, com um aumento esperado na geração de energia de até 18%.
Em outubro de 2018, a Enel iniciou a construção do projeto São Gonçalo, com 475 MW de capacidade instalada. O parque foi conectado à rede em janeiro de 2020. Em agosto de 2019, a Enel anunciou a construção da primeira expansão do complexo, com 133 MW de capacidade, e que começou a operar em fevereiro de 2021. A construção da terceira seção do projeto, que agora também está em plena operação, foi anunciada em dezembro de 2020.
Deixe seu comentário