faixa - nao remover

RAFAEL GROSSI FOI REELEITO PARA FICAR MAIS QUATRO ANOS A FRENTE DA AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ATÔMICA

GROSSIO bom trabalho a frente da Agência Internacional de Energia Atômica, fez o Conselho de Governadores reeleger o argentino Rafael Mariano Grossi para ficar mais quatro anos com diretor geral da AIEA. O novo mandato, o segundo a frente da instituição, começará apenas em dezembro deste ano.   Em uma decisão adotada em sua reunião regular, o Conselho de 35 nações solicitou que a Conferência Geral – a reunião anual dos 176 Estados membros da AIEA – aprove a renomeação quando se reunir em setembro. Grossi, fez uma declaração logo depois de sua escolha:  “Estou profundamente honrado com a decisão unânime do Conselho de me nomear para outro mandato e muito grato pela confiança que os Estados Membros continuam a depositar em mim como chefe desta organização verdadeiramente notável. Chega em um momento em que enfrentamos muitos desafios importantes e estou totalmente empenhado em continuar a fazer tudo ao meu alcance para implementar a missão crucial da AIEA em apoio à paz e ao desenvolvimento global.”

Após a decisão consensual da Diretoria, representantes seniores dos Estados Membros e grupos regionais tomaram a palavra para parabenizar o Diretor-Geral Grossi por sua renomeação. Os palestrantes elogiaram sua liderança na condução da Agência da pandemia de COVID-19 e seus esforços para garantir a segurança nuclear na Ucrânia. Eles também destacaram suas iniciativas para melhorar o tratamento do câncer em todo o mundo.

Grossi assumiu seu primeiro mandato em 2 de dezembro de 2019, após a aprovação da Conferência Geral de sua nomeação pelo Conselho. Seu segundo mandato começa em 3 de dezembro deste ano e vai até 2 de dezembro de 2027. Ele é o sexto Diretor-Geral desde que a AIEA foi criada em 1957: “Nas diferentes áreas de nosso trabalho baseadas em ciência e tecnologia nuclear – prevenção da disseminação de armas nucleares, garantia de segurança e proteção nuclear, mitigação e adaptação às mudanças climáticas, combate ao câncer e muito mais – o papel e o trabalho da Agência são mais importantes do que sempre. Esta é uma organização que oferece benefícios muito reais e tangíveis para pessoas em todo o mundo. Como resultado, nossa carga de trabalho está aumentando constantemente. Garantirei que continuemos a atender às crescentes demandas e expectativas de todos os nossos Estados membros, cujo apoio contínuo é indispensável.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of