EUROPA DESEMBOLSARÁ BILHÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE NOVOS DUTOS DE TRANSPORTE DE HIDROGÊNIO LIMPO | Petronotícias




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EUROPA DESEMBOLSARÁ BILHÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE NOVOS DUTOS DE TRANSPORTE DE HIDROGÊNIO LIMPO

Lein Mann BergsmarkNovas oportunidades no horizonte para as empresas que atuam no segmento de dutos. Uma nova infraestrutura global de hidrogênio está começando a se materializar, no mesmo passo em que o mundo busca acelerar seu caminho de transição energética. Atualmente, já existem mais de 4.300 quilômetros para transporte de hidrogênio com mais de 90% localizados na Europa e América do Norte. O dado foi levantado pela Rystad Energy. A consultoria estima ainda que existam cerca de 91 projetos de dutos planejados no mundo, totalizando 30.300 quilômetros e que devem entrar em operação por volta de 2035.

Existem muito poucos atalhos para um futuro sustentável e simplesmente mudar a infraestrutura existente de petróleo e gás para hidrogênio nem sempre é viável. No centro deste desafio está a física, o hidrogênio tem uma alta densidade de energia gravimétrica e uma baixa densidade de energia volumétrica. Isso significa que, entre as opções, os oleodutos de hidrogênio serão muito melhores do que os navios para mover o hidrogênio em distâncias de curto a médio alcance”, diz a Rystad em uma nova análise publicada nesta semana.

tabelaNos casos em que o hidrogênio será enviado (como hidrogênio ou seus derivados), ele será eventualmente distribuído em terra por meio de dutos de hidrogênio, o que torna o transporte por dutos um modo crítico de transporte para o energético. Os dutos de hidrogênio já são utilizados para abastecer polos industriais (em plantas petroquímicas, por exemplo). À medida que a oferta aumenta e se move de áreas com energia abundante e renovável para centros de demanda, longas linhas de transmissão serão uma necessidade e esses dutos exigiriam diâmetros maiores e maior pressão para economia e, consequentemente, graus de aço mais altos

Globalmente, a Europa está na vanguarda dos esforços para produzir e importar hidrogênio verde e sua atenção agora está voltada para a construção da infraestrutura necessária para levá-lo aos centros de demanda. De acordo com a pesquisa da Rystad Energy, Espanha, França e Alemanha estão entre os países comprometidos ou considerando gasodutos transfronteiriços para facilitar os fluxos de energia, enquanto o Reino Unido, com sua extensa rede de gás, encontra-se em uma posição fantástica para mudar do gás natural para o hidrogênio.

hidrogenioverde-gettyO aumento constante de projetos de gasodutos para hidrogênio é um sinal precoce de que a transição energética está ganhando ritmo. A Europa, com sua extensa rede de gás, está bem posicionada para dar o salto. Mudar a infraestrutura de gás para hidrogênio é possível e econômico. Mas a maior barreira não é financeira, mas sim as propriedades físicas do próprio hidrogênio, que diferem substancialmente do petróleo e do gás”, explicou a analista sênior de hidrogênio da Rystad, Lein Mann Bergsmark.

A Europa está assumindo a liderança globalmente com dutos para hidrogênios planejados em terra e offshore. O recém-anunciado oleoduto de hidrogênio submarino H2Med Barcelona-Marseille está orçado em cerca de US$ 2,1 bilhões por um trecho de 450 km e foi recentemente anunciado que também será estendido para a Alemanha. Quatro operadoras de rede – a espanhola Enagas, a portuguesa REN e a dupla francesa GRT e Terega – estão atualmente realizando estudos técnicos, possíveis layouts de dutos e avaliações de custos. O primeiro projeto de oleoduto de hidrogênio offshore da Alemanha, o AquaDuctus, transportará hidrogênio verde de instalações eólicas offshore no Mar do Norte para a Alemanha. O gasoduto se estende por 400 km e, de acordo com um de seus parceiros de projeto, a RWE, é considerado a opção mais econômica para transportar grandes volumes de energia por distâncias de mais de 400 quilômetros.

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