CHINESES COMEMORAM O TÉRMINO DA PRIMEIRA FASE DE UM LABORATÓRIO SUBTERRÂNEO QUE VAI ABRIGAR REJEITOS RADIOATIVOS
O túnel do Laboratório de Pesquisa Subterrânea de Beishan, perto da cidade de Jiuquan, na província chinesa de Gansu, atingiu uma profundidade de 280 metros. É a primeira de duas plataformas de teste de tecnologia planejadas pelos chineses, segundo anunciou Corporação Nuclear Nacional da China (CNNC). O laboratório – no deserto de Gobi – será usado para testar a adequação da área para o armazenamento de longo prazo de resíduos radioativos de alto nível. Eventualmente, será composto por uma rampa em espiral, três poços verticais e galerias de descarga horizontais. Duas plataformas de teste de tecnologia nuclear serão construídas a uma profundidade de 280 metros e 560 metros, respectivamente.
Uma cerimônia inovadora foi realizada no local de Beishan em 2021, quando a primeira máquina de perfuração de túneis de rocha dura e em espiral de grande inclinação do mundo – conhecida como Beishan No.1 – começou a perfurar a rampa subterrânea do laboratório em novembro do ano passado. “Como uma das duas passagens de acesso do laboratório subterrâneo de Beishan, a profundidade de escavação do poço de pessoal atingiu -280 metros, marcando o projeto que atingiu a profundidade do primeiro nível de teste”, disse a CNNC, em um comunicado.
O laboratório foi um dos 100 principais projetos de construção científica listados no 13º Plano Quinquenal da China, abrangendo 2016-2020. Em 2019, o projeto foi aprovado pela Autoridade de Energia Atômica da China, com o Instituto de Geologia da Indústria Nuclear de Pequim da CNNC designado como líder do projeto. As instalações de superfície do laboratório ocuparão 247 hectares, com 2,39 hectares de área bruta. O complexo subterrâneo terá um volume estrutural total de 514.200 metros cúbicos quadrados, juntamente com 13,4 quilômetros de túneis.
“Este será o maior laboratório subterrâneo do mundo com as funções mais completas e o maior escopo de participação”, disse a conglomerado. “Ele fornecerá uma importante plataforma de pesquisa científica para a construção de um repositório geológico profundo para resíduos radioativos de alto nível, para acelerar o processo de descarte seguro de resíduos radioativos de alto nível e para garantir o desenvolvimento saudável e sustentável do nuclear indústria”.
Deixe seu comentário