faixa - nao remover

JEAN PAUL PRATES DIZ QUE PETROBRÁS NÃO VENDERÁ A REFAP E PROMETE NOVOS INVESTIMENTOS NA UNIDADE

pratesO presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, anunciou que a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), localizada no Rio Grande do Sul, não será mais vendida. A unidade, como se sabe, estava dentro do programa de desinvestimentos da petroleira, como parte de um acordo com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica. O anúncio de que a Petrobrás manterá o ativo em seu portfólio foi feito durante o final de semana, durante um evento em homenagem aos 55 anos da Refap. “Essa refinaria não será objeto de desinvestimento. Isso é uma palavra absurda”, disse Prates durante a cerimônia. “Acabou essa história de desinvestimento”, enfatizou.

Ainda durante sua passagem pelo Rio Grande do Sul, Prates esteve em reunião com empresários gaúchos na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre. Durante o encontro, ele ressaltou que a Refap receberá novos investimentos da Petrobrás para produção de diesel com menos enxofre e de diesel com conteúdo renovável.

reuniao_presidente_petrobras_jean_paul_prates_diretores_presidente_transpetro_sergio_bacci_empresarios_fiergs_2O presidente da estatal também falou de projetos futuros para a indústria local, sobretudo para o setor naval, que tem um braço forte no estado, na cidade de Rio Grande. “Nós certamente saberemos conduzir uma nova fase da indústria naval, que permita que tenhamos serviços e trabalhos importantes sendo realizados no Brasil. Estamos em fase ainda de levantamento das capacidades e, dentro da Petrobrás, estamos vendo o que nós podemos demandar e direcionar para os estaleiros brasileiros e para a indústria em geral”, declarou Prates aos empresários.

A Petrobrás também inaugurou neste final de semana o sistema de tratamento para os gases de combustão da unidade de craqueamento catalítico da refinaria, que representa significativos ganhos ambientais. É feito por equipamento chamado precipitador eletrostático, que captura material particulado presente no gás pela aplicação de um forte campo elétrico. Posteriormente, o material captado é coletado e transportado.

O preciptador eletrostático exigiu investimentos de R$ 88 milhões. Com esse processo, a concentração de particulados no gás emitido reduzirá significativamente. “Isso aprimora mais ainda a nossa capacidade de manter os parâmetros de emissão atmosférica da companhia. A conclusão da obra se dará no início de junho e os procedimentos operacionais de partida ocorrem até o fim do mês”, explicou o gerente geral da Refap, Gerson Cesar Souza.

REFINARIA RIOGRANDENSE VAI TESTAR TECNOLOGIA DE BIORREFINO DA PETROBRÁS

refinaria_riograndense_imagem_aerea_1_credito_marcos_jatahy.jpg__1920x0_q85_crop_subsampling-2A Petrobrás anunciou também que a Refinaria de Petróleo Riograndense (RPR), localizada na cidade de Rio Grande (RS), será palco de testes industriais de uma tecnologia da Petrobrás para a geração de produtos petroquímicos e combustíveis de origem inteiramente renovável. O primeiro teste industrial está previsto para o próximo mês de novembro, devendo durar até cinco dias. O segundo, será realizado em junho de 2024.

De acordo com a Petrobrás, caso os testes sejam bem-sucedidos, já estão negociados o contrato de licenciamento da tecnologia. O valor do investimento que será realizado pela Petrobrás na RPR é em torno de R$ 45 milhões.

A partir de uma tecnologia desenvolvida pelo Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (Cenpes) da Petrobras, a unidade de FCC (craqueamento catalítico fluido) da RPR será preparada, no primeiro teste, com inovações de processo e sistema catalítico, gerando insumos integralmente renováveis”, explicou a Petrobrás. “O teste posterior será por meio do coprocessamento de carga fóssil com bio-óleo, gerando propeno, gasolina e diesel, todos com conteúdo renovável a partir de matéria-prima avançada de biomassa não alimentar”, detalhou. A Refinaria de Petróleo Riograndense iniciou suas operações em 1937 e hoje tem como acionistas a Petrobrás, a Braskem e a Ultrapar.

2
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Geraldo MatosAdairtondejesussantos Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Adairtondejesussantos
Visitante
Adairtondejesussantos

Parabéns Prates você é um homem brasileiro e não um ladrão tirado de honesto que delapidou os patrimônio dos brasileiros cadeia nele é pouco . Reveja está privatização da Relam Bahia reestatize ela foi dada em troco de propinas .

Geraldo Matos
Visitante
Geraldo Matos

Aqui na Bahia somos assaltados todos os dias pela Acelen. Entregaram a refinaria e os baianos estão sofrendo. Os gaúchos deram sorte e não vão sofrer do mal causados pela dupla do mal Bozó/Guedes.