ARCELORMITAL ANUNCIA PARCERIA COM CASA DOS VENTOS PARA CONSTRUÇÃO DE USINA EÓLICA NA BAHIA | Petronotícias




faixa - nao remover

ARCELORMITAL ANUNCIA PARCERIA COM CASA DOS VENTOS PARA CONSTRUÇÃO DE USINA EÓLICA NA BAHIA

0c0e10f666f008bf0d620f774c91a58a630e71a1A siderúrgica ArcelorMittal Brasil anunciou a criação de uma joint venture (JV) com a Casa dos Ventos para construção de um projeto de energia eólica de 553,5 MW. O complexo eólico Babilônia Centro ficará localizado na Bahia e receberá cerca de R$ 4,2 bilhões em investimentos. A ArcelorMittal Brasil terá 55% de participação na JV, enquanto a Casa dos Ventos ficará com os 45% restantes. A transação já recebeu o sinal verde do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e será concluída nos próximos 15 dias. O projeto está atualmente em fase de licenciamento ambiental e regulatório, com obras previstas para começar ainda neste ano e comissionamento operacional em 2025.

O objetivo da ArcelorMittal é descarbonizar uma parte considerável das necessidades futuras de eletricidade das operações da empresa no Brasil. Estima-se que atenderá 38% das necessidades totais de eletricidade da ArcelorMittal no país em 2030. “Além de integrar nossos esforços na direção da questão climática, este projeto também atende aos aspectos financeiros e operacionais. Reduz os custos de eletricidade, fornece segurança energética para nossos negócios no Brasil e proporcionará retornos consistentes no longo prazo”, declarou o CEO da ArcelorMittal, Aditya Mittal (foto principal).

 A ArcelorMittal Brasil irá assinar um contrato de compra de energia de 20 anos com a JV para o fornecimento de eletricidade.  A localização foi escolhida devido a aspectos como fatores de carga de alta capacidade (mais de 50%) e a curta distância (23 km) para conectar-se à rede elétrica nacional. Existe, também, o potencial de expandir a capacidade do projeto adicionando mais 100 MW de energia solar.

1622136961526Além da recente aquisição da CSP, hoje ArcelorMittal Pecém, temos vários projetos downstream de crescimento orgânico em andamento que ampliam nossa presença e aprimoram nossa capacidade de produzir produtos de maior valor agregado. Esses planos de expansão levarão a um aumento natural de nossas necessidades energéticas. Este projeto nos prepara para o futuro, garantindo que possamos atender nossas necessidades de energia no longo prazo de forma responsável, sustentável e com redução de custos”, declarou o presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO Aços Longos e Mineração LATAM, Jefferson De Paula (foto à direita).

O projeto Babilônia é a terceira parceria estratégica de energia renovável estabelecida pela ArcelorMittal no último ano. Em março de 2022, a Empresa anunciou uma parceria com o grupo Greenko, na Índia, para desenvolver um projeto de energia ’contínuo’ com 975MW de capacidade solar e eólica. O projeto alimentará a joint venture indiana da ArcelorMittal na área siderúrgica, a AM/NS Índia, fornecendo mais de 20% de suas necessidades de eletricidade e reduzindo as emissões anuais de carbono em aproximadamente 1,5 milhão de toneladas por ano. Na Argentina, a ArcelorMittal desenvolveu uma parceria com a PCR para um projeto de capacidade solar e eólica de 130MW que atende mais de 30% das necessidades locais de energia da ArcelorMittal.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of