faixa - nao remover

APÓS NOVO INVESTIMENTO NA BACIA DE CAMPOS, EQUINOR PODE AMPLIAR PRODUÇÃO EM ÁGUAS PROFUNDAS EM 400 MIL BARRIS DIÁRIOS ATÉ 2030

1606882722922A decisão final de investimento anunciada nesta semana pela norueguesa Equinor no bloco BM-C-33, na Bacia de Campos, é um primeiro e decisivo passo para ampliar a produção em águas profundas fora de seu país de origem. Segundo uma previsão feita pela Wood Mackenzie, a petroleira pode aumentar sua produção em até 400 mil barris de óleo equivalente por dia até o final da década.

O BM-C-33 é a segunda decisão final de investimento da Equinor em uma longa lista de projetos de águas profundas justificados para desenvolvimento fora da Noruega. Uma vez sancionados, esses projetos aumentarão a produção em águas profundas operadas pela Equinor fora da Noruega de quase zero para 400.000 barris de óleo equivalente até o final da década”, declarou o analista sênior de pesquisa para a América Latina e África Subsaariana Upstream da Wood, Luiz Hayum.

imageO especialista lembra que além dos projetos de desenvolvimento já sancionados pela Equinor no Brasil (Bacalhau e BM-C-33), outras decisões de investimentos deverão ser anunciadas para os projetos multibilionários Rosebank, no Reino Unido, e Bay du Nord, no Canadá, em 2023 e 2024, respectivamente.

Os projetos economicamente viáveis do Golfo do México (GoM) dos EUA, Monument e Power Nap, também devem contribuir antes do final da década. No entanto, esses projetos do GoM podem ter mudanças de propriedade antes da sanção, com uma operadora regional provavelmente a ser contratada”, avaliou Hayum.

De acordo com a análise da Wood Mackenzie, todos esses projetos são favorecidos com economia favorável e baixa intensidade de emissões, com taxas internas de retorno variando de 16% a 33%, e uma média de intensidade de emissões de 12 toneladas de CO2e por mil barris de óleo equivalente para projetos operados.

Avaliamos o BM-C-33 tenha um Valor Presente Líquido (NPV10) de US$ 3,3 bilhões, com uma taxa interna de retorno superior a 16%”, disse Hayum. “A Equinor também espera que a adoção de turbinas a gás de ciclo combinado mais eficientes – o que reduz o gás combustível usado para geração de energia – resulte em uma intensidade média de emissões de 6 tCO2e/kboe durante toda a vida útil do campo”, completou.

Hayum finalizou dizendo que o bloco BM-C-33 também contribuirá fortemente para a produção de gás do Brasil, fornecendo cerca de 14 MMcmd (495 mmcfd) de gás processado – ou 15% do suprimento doméstico de gás do Brasil em 2030 – na rede do Rio de Janeiro.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
ALEXSANDRO CARNEIRO THOMAZ Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
ALEXSANDRO CARNEIRO THOMAZ
Visitante
ALEXSANDRO CARNEIRO THOMAZ

A RESSURREIÇÃO DA BACIA DE CAMPOS PETROLÍFEROS DE MACAÉ-RJ!!! , VOLTA A TER IMPORTÂNCIA DE NOVO !!! , AGORA A CIDADE DE MACAÉ-RJ RESSURGE DAS CINZAS PARA SER A CAPITAL NÃO SÓ DO PETRÓLEO,E SIM DO GÁS NATURAL !!!, SE TRANSFORMANDO NA CAPITAL DA ENERGÍA DO BRASIL ?? , PETRÓLEO E GÁS QUE VÃO SER A CAPITAL DA ENERGÍA DO BRASIL ?? E SENDO A MOLA MOTRIZ DE DESENVOLVIMENTO DE TODO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – RJ E BRASIL ?? GERANDO NOVAS INDÚSTRIAS E EMPREGOS PARA TODO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – RJ !!! . UM NOVO CICLO… Read more »