PETROBRÁS ANUNCIA NOVA POLÍTICA DE PREÇOS PARA DIESEL E GASOLINA, ABANDONANDO A PARIDADE DE IMPORTAÇÃO
A tão aguardada mudança nos preços dos combustíveis chegou. A Petrobrás anunciou no início da manhã de hoje (16) uma nova estratégia comercial para definição de preços para o diesel e A gasolina. A nova metodologia abandona de vez a política de preços implementada em 2016, que tinha como base o tão polêmico Preço de Paridade de Importação (PPI). Segundo a companhia, a nova estratégia comercial tem como premissa preços competitivos por polo de venda, em equilíbrio com os mercados nacional e internacional, levando em consideração a melhor alternativa acessível aos clientes. A novidade certamente vai mexer com o mercado e com os bastidores políticos em Brasília. Ao longo do dia, o Petronotícias vai acompanhar as repercussões do anúncio na Bolsa de Valores e as opiniões das principais entidades representativas do setor a respeito.
A nova fórmula para precificação dos combustíveis da Petrobrás terá dois fatores como referências de mercado. O primeiro deles é o custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado na precificação. “O custo alternativo do cliente contempla as principais alternativas de suprimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos”, explicou a estatal, em nota. O segundo fator de referência será o valor marginal para a Petrobrás, que é “baseado no custo de oportunidade dadas as diversas alternativas para a companhia dentre elas, produção, importação e exportação do referido produto e/ou dos petróleos utilizados no refino”.
A petroleira informou ainda que os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio. “Essa estratégia permite a Petrobrás competir de forma mais eficiente, levando em consideração a sua participação no mercado, para otimização dos seus ativos de refino, e a rentabilidade de maneira sustentável”, detalhou a empresa.
A Petrobrás garante ainda que essa nova precificação vai manter os valores dos derivados em um patamar que garante a realização de investimentos previstos no Planejamento Estratégico, sob a premissa de manutenção da sustentabilidade financeira da companhia. “Com a mudança, a Petrobrás tem mais flexibilidade para praticar preços competitivos, se valendo de suas melhores condições de produção e logística e disputando mercado com outros atores que comercializam combustíveis no Brasil, como distribuidores e importadores”, finalizou a empresa.
As decisões relativas à estratégia comercial continuam sendo subordinadas ao Grupo Executivo de Mercado e Preço, composto pelo Presidente da companhia, o Diretor Executivo de Logística, Comercialização e Mercados e o Diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores.
Digam oi para a economia modo Dilma e suas graves consequências..