faixa - nao remover

USINA DE ZAPORIZHZHIA FOI RECONECTADA AO SISTEMA DE ENERGIA DA UCRÂNIA APÓS DANOS EM LINHA DE TRANSMISSÃO

Zaporizhzhia_IAEA_730A usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, foi reconectada à rede elétrica hoje (22), após ter sofrido interrupções causadas por ataques russos durante a madrugada de domingo para segunda-feira. A Ukrenergo, operadora do sistema de transmissão de energia da Ucrânia, declarou que restaurou o fornecimento de energia à usina nuclear por meio do sistema elétrico ucraniano, conforme divulgado em um comunicado publicado no Telegram.

A agência nuclear ucraniana Energoatom divulgou anteriormente que a usina estava desligada da rede elétrica por conta de ataque das forças russas durante a noite. A administração russa enfatizou que a usina “sofreu uma interrupção no fornecimento de energia externa” devido ao corte da linha de transmissão de alta tensão de Dniprovska (que estava conectada a uma central elétrica na região de Dnipro), sem fornecer informações adicionais. Já o exército ucraniano disse que a cidade de Dnipro, no centro-leste do país, foi alvo de um ataque na madrugada de domingo para segunda-feira, que envolveu 16 mísseis e 20 drones explosivos russos.

O diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, expressou preocupação com a vulnerabilidade da segurança nuclear da usina, afirmando que é  a segurança no local está extremamente suscetível. “É imprescindível que um acordo seja estabelecido para proteger a usina. Essa situação não pode persistir”, escreveu Grossi em seu perfil no Twitter.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of