NOVA USINA NUCLEAR DOS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS ENTRA EM ETAPA DE TESTES FINAIS | Petronotícias




faixa - nao remover

NOVA USINA NUCLEAR DOS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS ENTRA EM ETAPA DE TESTES FINAIS

Barakah-4-June-2023-(Enec)A equipe de operações de Barakah iniciou os testes finais de prontidão operacional necessários antes que a quarta unidade no local perto de Ruwais, em Abu Dhabi, possa receber uma licença operacional do regulador nuclear dos Emirados Árabes Unidos. A construção da quarta unidade APR-1400 projetada pela Coreia em Barakah começou em julho de 2015, três anos após o início do trabalho na primeira unidade de Barakah. As três primeiras unidades já estão em pleno funcionamento – a unidade 3 foi declarada em operação comercial em fevereiro deste ano. As lições aprendidas com cada uma das três unidades anteriores foram efetivamente aplicadas à próxima unidade, disse a Emirates Nuclear Energy Corporation (ENEC), com cada unidade passando pelas fases de preparação com mais eficiência, mantendo os padrões de qualidade e segurança.

No Ano da Sustentabilidade dos Emirados Árabes Unidos, estamos demonstrando como a energia nuclear pode ter um impacto real, rápido e transformador na descarbonização do setor de energia. Todos os anos, desde 2020, adicionamos outra unidade para fornecer 10TWh de energia livre de emissões 24 horas por dia, 7 dias por semana à rede. Com a Unidade 4 agora se tornando operacional, em breve cumpriremos nossa missão de gerar 25% da eletricidade do país“, disse o diretor administrativo e CEO da ENEC, Mohamed Al Hammadi..

Barakah oferece uma clara história de sucesso à medida que nos dirigimos para a COP 28 em Dubai, onde os participantes estarão procurando soluções para a crise climática e estão cada vez mais reconhecendo o papel crítico que a comprovada tecnologia de energia nuclear desempenhará.

Cada uma das quatro unidades de Barakah requer uma licença operacional separada da Autoridade Federal para Regulamentação Nuclear (FANR) dos Emirados Árabes Unidos antes de poder ser comissionada e operada. A operadora de Barakah, Nawah – uma subsidiária conjunta de operações e manutenção nuclear da ENEC e da Korea Electric Power Corporation – apresentou seu pedido para operar e manter as unidades 3 e 4 em março de 2017. O aplicativo de 20.000 páginas inclui lições aprendidas e experiências adquiridas com a revisão do pedido para as unidades 1 e 2. A FANR aprovou a licença de operação para a unidade 3 em junho de 2022 e a unidade atingiu a primeira criticalidade em setembro daquele ano.

A operação comercial da unidade 4 aumentará a capacidade total de geração de Barakah para 5,6 GWe, equivalente a 25% das necessidades de eletricidade dos Emirados Árabes Unidos e fornecendo mais de 40 TWh de eletricidade limpa por ano. A usina já teve um “impacto transformacional” nos Emirados Árabes Unidos, disse a ENEC, atendendo até 48% dos requisitos de eletricidade de Abu Dhabi durante os meses de inverno com eletricidade de carbono zero.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of