USO ELEVADO DE USINAS TÉRMICAS PODE GERAR FALTA DE GÁS PARA A INDÚSTRIA
Devido ao largo uso das usinas térmicas, como compensação ao nível preocupante dos reservatórios hidrelétricos, parte da indústria brasileira pode ficar sem gás suficiente. Isso porque, assim como várias empresas industriais, boa parte das térmicas brasileiras utiliza, como combustível, o gás natural distribuído pela Petrobrás. Daí o alto custo da eletricidade proveniente da fonte energética. Segundo especialistas do setor elétrico, se o consumo de gás por parte das térmicas prosseguir no ritmo atual por cerca de três meses, a indústria nacional pode enfrentar uma carência este ano.
De acordo com Carlos Faria, presidente da Anace (Associação Nacional dos Consumidores de Energia), a carência ainda não existe, porém pode haver uma falta de gás no segundo semestre, caso não chova o bastante. Ainda segundo ele, uma redução voluntária no consumo é possível, mas só se o governo admitir a situação com transparência. Para ele, o que está acontecendo reflete falta de planejamento.
GASODUTOS A rede de gasodutos desempenha o mesmo papel que o sistema interligado no transporte de energia elétrica. São redes paralelas transportando tipos distintos de energia: térmica e eletricidade. Portanto, NÃO deveria ter donos exclusivos. Mas ser utilizado por produtores independentes e usuários distantes, na mesma forma utilizada no sistema elétrico interligado: vendendo em uma ponta e comprando em outra de consumo, pagando apenas o aluguel pelo trânsito ou diferença de custos. Como estão estreitamente relacionados no transporte de energia deveriam ser administrado pelo mesmo consórcio comum, como é o Operador Nacional do Sistema elétrico. Hoje o problema não é… Read more »