NASA RECEBE UM COMBUSTÍVEL NUCLEAR ESPECIAL PARA SER USADO POR SEUS FOGUETES NAS VIAGENS ESPACIAIS
A Ultra Safe Nuclear Corporation (USNC) entregou para a NASA um combustível triestrutural isotrópico (TRISO) revestido com nitrato de urânio para o programa de propulsão e energia nuclear espacial. As partículas de combustível fornecidas são núcleos de nitrato de urânio de pequeno diâmetro com um revestimento externo de carboneto de zircônio tri-estrutural envolvendo carbono pirolítico e camadas tampão de carbono poroso. Tecnologia pura. Em seu comunicado, a USNC disse que as tentativas anteriores da indústria de alavancar o combustível de nitrato de urânio sem revestimentos triestruturais resultaram em falhas em temperaturas bem abaixo dos níveis de desempenho previstos ou desejados. Mas agora, “a NASA está otimista de que esta forma de combustível mais robusta abrirá regiões de maior desempenho a um custo menor para futuros esforços nucleares espaciais”.
Para Jason Turpin, Gerente do Programa de Propulsão Nuclear Espacial da NASA, é ótimo ver a indústria intensificando o investimento em infraestrutura que oferece. “Recursos avançados, como a instalação Pilot Fuel Manufacturing, significam mais ferramentas na caixa de ferramentas da propulsão térmica nuclear (NTP) e isso fornece um caminho mais curto e claro para o sucesso”, disse. O NTP para voos espaciais tem várias vantagens em relação aos projetos baseados em produtos químicos, principalmente fornecendo maior eficiência e maior densidade de potência, resultando em menor peso do sistema de propulsão. Isso contribuiria para tempos de viagem mais curtos e menor exposição à radiação cósmica para os astronautas, permitindo missões espaciais profundas, como missões tripuladas à Lua e a Marte
“Projetamos nosso processo e instalação especificamente para serem escaláveis e flexíveis para atender às necessidades de um mercado em rápida expansão para combustíveis nucleares de partículas revestidas avançadas”, disse Kurt Terrani, vice-presidente executivo do USNC para desenvolvimento de combustível. “Estou orgulhoso da equipe e de nossa capacidade de servir e apoiar a NASA e suas importantes missões. Estamos crescendo rapidamente e ainda mais para estender os benefícios das soluções avançadas de combustível nuclear aqui na Terra”.
A USNC disse que foi capaz de ultrapassar a implantação em escala de laboratório e configurar uma única linha de equipamentos em escala de produção em 15 meses, ao alavancar uma equipe experiente e muitas tecnologias, ambas com raízes que remontam ao Oak Ridge National Laboratory. O USNC diz que o nitrato de urânio é um combustível de partícula candidato para reatores nucleares de alto desempenho devido à sua estabilidade térmica muito maior e maior densidade de urânio do que outros combustíveis. Há muito tempo é explorado para futuras aplicações em reatores terrestres e espaciais.
Deixe seu comentário