NAVIO COM PROPULSÃO HÍBRIDA DA BRAM OFFSHORE SERÁ USADO PELA PRIMEIRA VEZ PARA ATENDIMENTO LOGÍSTICO ÀS PLATAFORMAS
A Petrobrás assinou contrato de afretamento da embarcação Mr. Chafic, do tipo AHTS (Anchor Handling Tug Suplly), com a Bram Offshore. A embarcação vai realizar operações de transporte marítimo de cargas pela Logística Offshore, em atendimento às demandas operacionais do E&P e Sondas de Perfuração. A Bram Offshore será responsável pela implementação das inovações tecnológicas, além de armar e tripular a embarcação. A principal novidade deste contrato é que a embarcação terá implementada, até outubro de 2024, uma propulsão híbrida. Serão instaladas baterias a bordo, permitindo que a navegação e operações marítimas sejam feitas com redução de emissões de gases de efeito estufa, além da redução do consumo de combustível. A Petrobrás tem a expectativa de que essas reduções se situem em torno de 15%.
O Diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobrás, Cláudio Schlosser, explicou a dimensão das operações logísticas da companhia e a importância da transição energética desse segmento: “A Petrobrás promove uma das maiores operações logísticas offshore do mundo. O nosso posicionamento a torna um ator fundamental no atendimento às demandas da sociedade. E essas demandas são cada vez mais sofisticadas, passando necessariamente pela sustentabilidade em toda cadeia de operações de fornecimento energético. Vamos continuar investindo em iniciativas inovadoras que posicionem a Petrobrás como a melhor empresa de energia na geração de valor, provendo energia que assegure efetiva prosperidade hoje e também nas próximas gerações”.
Uma característica importante dessa tecnologia é a sua perfeita integração ao sistema de propulsão. Através dessa integração, as baterias auxiliam os motores principais, proporcionando redução no consumo de combustível, uma vez que existe a possibilidade da embarcação operar com uma menor quantidade de geradores no barramento, mantendo-se a segurança operacional. Essa abordagem híbrida permite que a embarcação opere de forma mais eficiente, economizando recursos e reduzindo as emissões poluentes. A certificação da DNV (Det Norske Veritas) é uma validação importante para a segurança e conformidade com normas internacionais. A notação de classe garante que as baterias atendam aos mais altos padrões, assegurando a operação confiável e a proteção dos tripulantes e do meio ambiente.
Daniel Gago, Gerente Executivo da Logística de E&P da Petrobrás, diz que a consecução desse projeto é um passo importante da transição energética no âmbito das operações logísticas. “Os desafios tecnológicos ainda são expressivos, mas confiamos na capacidade técnica dos nossos times e fornecedores que, em conjunto, estão obtendo avanços importantes nessa temática e, igualmente relevante, demonstrando a nossa capacidade de incorporar tecnologias de ponta que não só promovam a descarbonização das nossas operações, mas o façam com segurança e competitividade”, avaliou. Essas embarcações podem operar em plataformas, turbinas eólicas offshore, em áreas de pesquisa e para construção e reparo offshore. O banco de baterias não requer espaço no convés da embarcação, nem interfere nas suas atividades.
Com uma capacidade de carga de aproximadamente 2.800 toneladas, a embarcação alcançará níveis ainda mais expressivos ao agregar a bateria ao seu sistema. A autonomia aumentada e a manobrabilidade aprimorada proporcionarão maior flexibilidade para realizar operações complexas com eficiência e segurança. Além disso, a presença das baterias proporcionará uma maior segurança operacional, garantindo a continuidade das operações e minimizando riscos. A flexibilidade operacional também é ampliada, permitindo adaptações ágeis às necessidades e demandas do mercado.
Ricardo Chagas, Presidente do Grupo Chouest para a América Latina, explicou que a Bram Offshore e o Grupo Chouest são parceiros da Petrobrás há décadas. “Nesse tempo, foram inúmeros os projetos conjuntos de desenvolvimento e transformação das operações logísticas, dado que compartilhamos com a Petrobras esse objetivo de buscar incessantemente novas tecnologias que tornem as operações logísticas mais seguras, sustentáveis e competitivas. Ficamos entusiasmados em participar, de forma pioneira no Brasil, de mais esse capítulo de transformação”. O Mr. Chafic entrará em operação até outubro de 2023 e inaugurará sua configuração híbrida nos 12 meses subsequentes.
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