NOVOS ACORDOS FIRMADOS DURANTE FEIRA ORGANIZADA PELA ABDAN AJUDAM A IMPULSIONAR O SETOR NUCLEAR
A Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN) ainda comemora os resultados alcançados durante a feira Nuclear Trade & Technology Exchange (NT2E). O evento internacional reuniu mais de 130 moderadores, palestrantes e painelistas em mais de 40h de conteúdo. Além disso, a feira foi palco para a celebração de vários e importantes acordos entre empresas brasileiras e internacionais, movimentando ainda mais os negócios dentro do setor nuclear brasileiro. [Assista ao novo vídeo sobre os resultados da NT2E ao final desta reportagem].
Para lembrar, uma das parcerias assinadas envolve a estatal brasileira INB e a americana Westinghouse. As companhias firmaram três contratos que englobam o fornecimento de componentes para o elemento de combustível de Angra para os próximos 5 anos; o fornecimento de mão de obra especializada para movimentação de combustível nos EUA; e o desenvolvimento de novo projeto de grade protetiva do elemento de combustível.
As duas empresas também fecharam acordo para desenvolvimento tecnológico para projeto conjunto de uma nova grade protetiva para o combustível 16NGF, utilizado no reator de Angra 1. O projeto vai auxiliar a Eletronuclear em seus planos de estender a vida útil de Angra 1 por mais 20 anos.
A INB estabeleceu ainda um convênio com o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) para desenvolvimento tecnológico e estudos de materiais especiais para aperfeiçoamento de processos produtivos da Fábrica de Combustível Nuclear, em Resende (RJ). O escopo do acordo abrange produção de óxidos de urânio, recuperação de urânio em efluentes, processos de soldagem e corrosão em ligas de zircônio, capacitação de pessoal em métodos analíticos avançados e geração de trabalhos acadêmicos.
Além disso, a INB também assinou contrato com a Amazul, com duração de 18 meses, para a prestação de serviços de engenharia para o desenvolvimento do projeto básico das áreas da Etapa 2 da Segunda Fase da implantação do empreendimento da Usina Comercial de Enriquecimento de Urânio (UCEU). Por fim, a INB celebrou ainda com a russa Rosaton/Tenex um contrato para a aquisição de 60 toneladas de hexafluoreto de urânio (UF6) natural.
Já a Eletronuclear e a Westinghouse firmaram contrato para inspeção de MRP227 e conversão para Upflow do reator, extensão para ciclo de 18 meses, vent filtrado da contenção, modernização do sistema de temperatura do reator, e modernização dos instrumentos de núcleo do reator e substituição dos thimbles. E a francesa Framatome assinou um acordo de cooperação com a Greylogix, empresa com expertise em engenharia e processos na América do Sul, para projetos de Instrumentação e Controle.
Deixe seu comentário