faixa - nao remover

EXXONMOBIL ADQUIRE EMPRESA DE CAPTURA E ARMAZENAMENTO DE CARBONO POR US$ 4,9 BILHÕES

darren-woods-exxonmobil-ceoA ExxonMobil firmou um contrato definitivo para adquirir a Denbury, empresa desenvolvedora de soluções de captura, utilização e armazenamento de carbono (CCS) e recuperação aprimorada de petróleo. A transação envolve a aquisição de ações avaliada em US$ 4,9 bilhões. Para a Exxon, os ativos e recursos combinados aceleram ainda mais seus negócios de soluções de baixo carbono. Espera-se que as sinergias da operação permitam mais de 100 milhões de toneladas métricas de reduções de emissões ao longo do tempo.

A aquisição da Denbury reflete nossa determinação de aumentar lucrativamente nosso negócio de soluções de baixo carbono, atendendo a uma variedade de indústrias difíceis de descarbonizar com uma oferta abrangente de captura e sequestro de carbono”, disse o CEO da ExxonMobil, Darren Woods (foto). “A amplitude da rede da Denbury, quando somada às décadas de experiência e capacidades da ExxonMobil em CCS, nos dá a oportunidade de desempenhar um papel ainda maior em uma transição energética cuidadosa, enquanto continuamos cumprindo nosso compromisso de fornecer ao mundo os recursos vitais energia e produtos de que necessita”, acrescentou.

A aquisição da Denbury fornece à ExxonMobil a maior rede de dutos de CO2 própria e operada nos EUA, com 1.300 milhas, incluindo quase 925 milhas de dutos de CO2 na Louisiana, Texas e Mississippi – localizada dentro de um dos maiores mercados dos EUA para emissões de CO2, como bem como 10 locais de sequestro onshore estrategicamente localizados. Além dos ativos de captura e armazenamento de carbono da Denbury, a aquisição inclui operações de petróleo e gás natural na Costa do Golfo e nas Montanhas Rochosas. Essas operações consistem em reservas provadas totalizando mais de 200 milhões de barris de óleo equivalente, com 47.000 barris de óleo equivalente por dia de produção atual, fornecendo fluxo de caixa operacional imediato e opção de curto prazo para a absorção de CO2 e execução do negócio CCS.

A infraestrutura vantajosa de CO2 da Denbury oferece oportunidades significativas para expandir e acelerar a liderança de baixo carbono da ExxonMobil em nossas cadeias de valor da Costa do Golfo”, disse o presidente da ExxonMobil Low Carbon Solutions, Dan Ammann. “Uma vez totalmente desenvolvida e otimizada, esta combinação de ativos e capacidades tem o potencial de reduzir as emissões de forma lucrativa em mais de 100 milhões de toneladas métricas por ano em uma das regiões de maior emissão dos EUA”, concluiu.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of