LOGUM LOGÍSTICA INAUGURA UM SISTEMA DUTOVIÁRIO EXCLUSIVO PARA TRANSPORTE DE ETANOL ANIDRO E HIDRATADO EM SÃO PAULO | Petronotícias




faixa - nao remover

LOGUM LOGÍSTICA INAUGURA UM SISTEMA DUTOVIÁRIO EXCLUSIVO PARA TRANSPORTE DE ETANOL ANIDRO E HIDRATADO EM SÃO PAULO

leandroA Logum Logística, empresa responsável pela construção e operação de um sistema dutoviário exclusivo para o transporte de etanol anidro e hidratado no Brasil, celebra, nesta sexta-feira (14), a conclusão da obra de expansão do seu sistema de dutos em São Paulo, um trecho de 128 quilômetros e mais um Terminal de Armazenagem para atendimento aos polos de distribuição de combustíveis de Guarulhos (concluído no 2º semestre de 2021), São Caetano do Sul (1º semestre de 2022) e São José dos Campos, concluído este ano. A ampliação contou com investimento de R$ 1,2 bilhão. De acordo com o diretor-presidente da Logum, Leandro Almeida, a expansão do sistema em São Paulo vem colaborando para o aumento expressivo de volumes movimentados nos dutos: em 2022, foram 3,4 milhões m³, ante os 2,3 milhões m³ registrados em 2021, um aumento de cerca de 50%. Para 2023, a previsão é de movimentar de 4 a 5 milhões de m³ de etanol. “O incremento no volume transportado vem ocorrendo numa taxa elevada, desde a última safra, superando as expectativas. Além da competitividade, agregamos muita produtividade ao sistema logístico, trazendo ainda incentivos para a agenda de transição energética, e maior segurança operacional e de abastecimento para todo o mercado”, afirmou.

A dutovia da Logum, que já atendia a cerca de 70% da demanda por etanol no Rio de Janeiro, com a expansão, passou a atender a 50% do mercado do biocombustível emlogum São Paulo. “Para 2023, a nossa ambição é seguir amadurecendo os fluxos pelos nossos dutos e terminais, e com isso, até o fim do próximo ano, chegarmos a uma participação em torno de 75%“, acrescentou Leandro. A expansão trouxe mais produtividade e competitividade para o mercado, além de ganhos ambientais. De acordo com metodologia aprovada no GHG Protocol, ferramenta de cálculo para estimativas de emissões de gases do efeito estufa (GEEs), o transporte por dutos tem uma pegada de carbono 80 vezes menor do que o rodoviário.

dutosNo total, todo o sistema dutoviário da Logum deverá evitar a emissão de 120 mil toneladas de GEEs em 2023 com o deslocamento de mais de 100 mil caminhões dos centros urbanos para o interior. Ano passado, houve o deslocamento de 68 mil caminhões, o que gerou uma redução de 85 mil toneladas de CO2 nas emissões. “Diante da conclusão deste pacote de investimento, com o último trecho em São José dos Campos, conseguimos destravar um enorme potencial logístico para o mercado de etanol, além de colaborar na questão ambiental. Só com estes novos trechos, evitaremos a emissão de 50 mil toneladas de CO2 em 2023. Isso acontece porque, com a utilização dos dutos, há o deslocamento dos veículos pesados para o interior, reduzindo a queima de combustíveis fósseis e a poluição nos centros urbanos”, concluiu Leandro. Até 2030, o sistema Logum vai proporcionar o deslocamento de 1,2 milhão de viagens, gerando uma redução nas emissões de 1,4 milhão de toneladas de carbono.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of