PETROBRÁS REINICIA PERFURAÇÃO DE POÇO DE EXTENSÃO NO PROSPECTO DE SAGITÁRIO, NA BACIA DE SANTOS
A Petrobrás reiniciou a perfuração de um poço de extensão no prospecto de Sagitário, dentro do bloco S-M-623, na Bacia de Santos. Batizado com o nome técnico de 3-BRSA-1388DA-SPS, o poço está em lâmina d’água de 1.866 metros. O poço original, chamado de 3-BRSA-1388D-SPS, começou a ser perfurado em junho.
Para lembrar, quando há perda do poço original, as operadoras perfuram o chamado poço repetido, que tem os mesmos objetivos geológicos. O nome técnico do poço é basicamente o mesmo e ganha apenas uma letra a mais, seguindo determinação da Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Os poços de extensão são perfurados para ampliar ou demarcar os limites de uma jazida. Em janeiro de 2020, a Petrobrás anunciou a descoberta de indícios de petróleo no bloco S-M-623, por meio do poço de extensão 3-BRSA-1370-SPS. Contudo, a estatal explicou que os resultados iniciais da campanha exploratória ficaram abaixo das expectativas.
Assim, a empresa solicitou mais prazo à ANP para as atividades exploratórias e de avaliação na área de Sagitário. Em junho de 2021, a ANP aprovou o pedido da Petrobrás, prorrogando o prazo do Plano de Avaliação de Descoberta do poço pioneiro 1-BRSA-1063-SPS para 5 de março de 2024. Uma das obrigações impostas pela ANP na aprovação do pedido da Petrobrás foi justamente a perfuração de um novo poço de extensão na área.
Deixe seu comentário