PARCERIA ENTRE A COMPAGÁS E A SCANIA NO PARANÁ CHEGA A CIDADE DE PONTA GROSSA LEVANDO ÔNIBUS 100% MOVIDO A GÁS NATURAL | Petronotícias




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PARCERIA ENTRE A COMPAGÁS E A SCANIA NO PARANÁ CHEGA A CIDADE DE PONTA GROSSA LEVANDO ÔNIBUS 100% MOVIDO A GÁS NATURAL

compagasA Compagás em conjunto com a Scania, e em parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa (PR), iniciaram uma demonstração com um ônibus 100% movido a gás natural, que passa a integrar o transporte coletivo no município pelos próximos 30 dias. A demonstração faz parte do projeto ligado à mobilidade urbana mais sustentável, que vem sendo desenvolvido nas principais cidades do Paraná, e que tem por objetivo certificar os indicadores de eficiência, em especial, a redução nas emissões de poluentes na utilização do veículo e a contribuição para as metas de sustentabilidade. A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Silveira Schmidt, destaca a importância do projeto para o município. “A realização desse teste faz parte dos esforços da Prefeitura para oferecermos um sistema de transporte cada vez melhor para a população. Agradecemos de antemão a Compagas e a Scania, que trouxeram esse ônibus, que pode transportar quase 90 pessoas, tem ar-condicionado e utiliza um combustível mais sustentável, o que é ótimo para o meio ambiente. Tenho certeza que a população irá gostar muito dessa tecnologia e de todas as novidades que estão incluídas neste veículo.”

A ação em Ponta Grossa é a quarta realizada em 2023 pelo projeto coordenado pela Compagas e a Scania. As primeiras demonstrações foram realizadas na Região Metropolitana de Curitiba, com o Governo do Paraná, e na capital, com a Prefeitura de Curitiba, entre março e maio. Durante todo o mês de junho, o mesmo veículolamestra rodou em Londrina (PR), sendo abastecido 100% com biometano, na primeira experiência do tipo da história do Brasil numa completa operação real. Nos três locais foi mostrada a viabilidade da utilização do veículo a gás em linhas complexas e extensas, garantindo a autonomia e a menor emissão de poluição na atmosfera.

O CEO da Compagas, Rafael Lamastra  Júnior(foto a direita), diz  que os primeiros testes foi possível comprovar os números apresentados pelo fabricante e demonstrar na prática a eficiência do veículo: “Em Curitiba, a competitividade do GNV frente ao diesel foi maior, garantindo uma redução de custos de operação em cerca de 10%, já a emissão de poluentes foi 20% menor. Ou seja, mais economia e sustentabilidade para o transporte urbano.” Lamastra ainda reforça que esses resultados foram obtidos com apenas um ônibus em rota e que uma operação onibusconcentrada com mais veículos pode garantir ainda mais vantagens à economia local. “Os veículos de transporte coletivo a gás são uma realidade nas principais cidades do mundo, e nós precisamos aplicar essa tecnologia em nosso Estado, realizando a substituição de veículos a diesel por modelos a gás, capazes de contribuir com o meio ambiente, com a saúde da população e com a economia.”

O modelo fabricado pela Scania é um padron K 280, com 14 metros de comprimento e capacidade para 86 passageiros. O ônibus é equipado com elevador para acessibilidade e espaço interno para cadeirantes. O modelo K 280 4×2 tem propulsor de 280 cavalos de potência. Seu motor é Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e movido 100% a gás e biometano, ouNOVA GERAÇÃO DE ÔNIBUS SCANIA mistura de ambos. Celso Mendonça(foto a direita), gerente de Vendas de Soluções para Mobilidade da Scania Operações Comerciais Brasil diz que “Estamos comprovando com nossas demonstrações a viabilidade do ônibus a gás como solução para uma mobilidade mais sustentável. Precisamos de outras fontes de energia para não termos mais a matriz 100% a diesel. Seguimos cumprindo nossa missão de liderar a transição para um sistema de transporte de passageiros mais sustentável. Temos certeza que em Ponta Grossa teremos sucesso em mostrar todos os benefícios do modelo a gás para esta cidade de tamanho potencial, visão de futuro e desenvolvimento inteligente.”

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