A ULTRA SAFE CORORATION DESENVOLVE UM COMBUSTÍVEL NUCLEAR CAPAZ DE FAZER MICRO REATOR TER TRÊS VEZES MAIS PODER DE GERAÇÃO | Petronotícias




faixa - nao remover

A ULTRA SAFE CORORATION DESENVOLVE UM COMBUSTÍVEL NUCLEAR CAPAZ DE FAZER MICRO REATOR TER TRÊS VEZES MAIS PODER DE GERAÇÃO

combustivel nuclearA Ultra Safe Nuclear Corporation (USNC) anunciou que um avanço tecnológico em seu combustível patenteado Fully Ceramic Microencapsulated (FCM) permite uma geometria de combustível que resulta em maior potência e maior segurança, permitindo que seu Micro-Modular Reactor (MMR) produza três vezes mais poder. O MMR já havia sido apresentado como um reator refrigerado a gás de 15 MW térmico e elétrico de alta temperatura de 5 MW, usando combustível TRISO (isotrópico triestrutural) em blocos de grafite prismático e com um núcleo selado e transportável. Os blocos de grafite contêm pilhas de pastilhas de combustível FCM. O reator refrigerado a hélio é abastecido uma vez durante sua vida útil de 20 anos. A empresa agora disse que o MMR pode trabalhar de forma flexível com combustível de urânio de baixo enriquecimento (HALEU) de alto ensaio (com 19,75% de enriquecimento) ou combustível de urânio de baixo enriquecimento (LEU) (com 9,9% de enriquecimento) e operar em vários níveis de potência de 10 MWt (3,3 MWe) a 45 MWt (15 MWe). Isso, disse o USNC, permite atender a uma variedade de clientes com um único design padronizado.

Em um comunicado, a empresa diz que “Para realizar esta atualização, o USNC está demonstrando com sucesso tecnologias inovadoras em impressão 3-D e fabricação avançada de seu combustível FCM patenteado. Essas tecnologias permitem a flexibilidade para produzir pastilhas de combustível FCM de geometria única. O FCM envolve ainda mais as partículas TRISO em carboneto de silício, garantindo que o refrigerante de hélio permaneça livre de contaminação. Esse avanço reduz as tensões térmicas no combustível e permite aumentos na temperatura e potência de saída do MMR”.

A USNC disse que, após discussões com vários clientes e investidores, buscou “inovação em torno de um design versátil que atenda melhor às demandas mais altas de calor e energia enquanto ainda atende a clientes de aplicativos remotos. Fazer essas mudanças importantes agora traz foco para os recursos do USNC e garante que nossas demonstrações tenham o mesmo design de nossas implantações comerciais, aumentando sua relevância”, disse o diretor nuclear do USNC, Dan Stout. Vale a pena algum impacto no cronograma de curto prazo pela flexibilidade e uma taxa de aumento de energia de 300%.” A empresa está atualmente trabalhando em projetos de implantação em Chalk River, da Canadian Nuclear Laboratories, em Ontário, Canadá, e na Universidade de Illinois Urbana-Champaign, nos Estados Unidos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of