VÍDEO REVELA OS AVANÇOS DA CONSTRUÇÃO DO PRIMEIRO FPSO CILÍNDRICO QUE IRÁ OPERAR NA ÁSIA
Avança a construção da estrutura principal do casco para o primeiro navio-plataforma (FPSO) em formato cilíndrico que irá operar na Ásia. A etapa principal da obra do casco foi concluída em Qingdao, província de Shandong, no leste da China. Com um diâmetro máximo de cerca de 90 metros, o FPSO cilíndrico, que recebeu o nome de Haiyang Shiyou 122, também conhecido como Offshore Oil 122, pode operar em águas profundas e ambientes hostis. Ele será implantado no campo petrolífero Liuhua 16-2, no Mar da China Meridional.
“O Haiyang Shiyou 122 adota um novo design de estrutura cilíndrica, que economiza o consumo de aço e tem boa estabilidade geral e forte capacidade de suportar condições severas do mar, que podem reduzir o investimento em engenharia e melhorar efetivamente a aplicação econômica”, disse o gerente de construção do projeto da CNOOC, Nie Jiaqiang.
O FPSO tem um deslocamento máximo de 100 mil toneladas, uma capacidade máxima de armazenamento de 60 mil toneladas de óleo e a capacidade de operar continuamente por 15 anos sem retornar ao cais. A embarcação, que já entrou na fase final de montagem e integração, será comissionada em conjunto com a primeira plataforma fixa de águas profundas da Ásia, Haiji, após a sua conclusão no próximo ano.
Para lembrar, o primeiro FPSO cilíndrico do mundo foi Piranema, que produziu em águas profundas da Bacia de Sergipe, no campo de Piranema. A embarcação está em processo de descomissionamento.
Assista ao vídeo abaixo que mostra a evolução na obra do FPSO Haiyang Shiyou 122:
Ja existe um fpso cilíndrico,da empresa tiky,prestava serviço para Petrobrás em Sergipe,Brasil.
Prezado leitor,
conforme informa a reportagem, o FPSO Piranema foi o primeiro FPSO cilíndrico do mundo.
O FPSO chinês mencionado no texto será o primeiro do tipo a operar na Ásia.
Obrigado por sua mensagem.
– A Redação
Que pena, a corrupção cerceou a criatividade dos meninos do Cenpes da Petrobrás.