EMPRESAS BRASILEIRAS QUE PARTICIPARÃO DE UM FEIRA EM HAVANA ACREDITAM QUE NÃO ESTÃO SUJEITAS AO EMBARGO AMERICANO A CUBA | Petronotícias




faixa - nao remover

EMPRESAS BRASILEIRAS QUE PARTICIPARÃO DE UM FEIRA EM HAVANA ACREDITAM QUE NÃO ESTÃO SUJEITAS AO EMBARGO AMERICANO A CUBA

jorge vianaAlgumas empresas brasileiras esperam que não seja um desafio  ao embargo econômico imposto pelos Estados Unidos à Cuba elas participarem de  uma feira de negócios em Havana.  A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX), está organizando o Pavilhão Brasil e algumas empresas se candidataram a participar da feira multissetorial do Caribe, que será realizada entre os dias 6 e 11 de novembro, na capital cubana. Liderada pela APEX, a iniciativa pretende levar ao evento 40 produtoras e exportadoras dos segmentos de alimentos, bebidas, tecnologia, energia limpa, máquinas e equipamentos, saúde, fármacos, moda, casa e construção. Em sua 39ª edição, a FIHAV reúne expositores, investidores e agentes governamentais, que são responsáveis pelas importações do país. O evento é uma plataforma de negócios para países que desejam apresentar ou ampliar suas oportunidades nos mercados cubano e caribenho. O entendimento da APEX  é que o embargo dos Estados Unidos à Cuba, desde 1962, a rigor afeta o comércio entre empresas americanas e cubanas ou empresas que possuem algum ítem de origem controlada pelos Estados Unidos. Esta é a crença. Vamos ver como isto se dará na realidade.

Estamos muito animados em retomar nossa participação na FIHAV, após quatro anos sem Pavilhão do Brasil no evento. Desde 2018, nosso comércio bilateral com Cuba vinha sofrendo reduções significativas e sabemos que isso é contra nossos interesses econômicos. A ApexBrasil tem um histórico importante de participação nessa Feira e queremos que essa ação de 2023 seja especial, selando a volta da presença da brasileira à ilha e à região do Caribe”, disse o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.

O pavilhão oficial brasileiro na FIHAV 2023 abrigará 40 estandes, distribuídos em uma área de 1300 m². Na seleção, a ApexBrasil levará em conta o valor de exportação direta das empresas e a existência de ferramentas de comunicação digital em outro idioma, de preferência em inglês ou espanhol. Em linha com as novas diretrizes da ApexBrasil, também haverá pontuação adicional para empresas com sede nas regiões Norte e Nordeste do Brasil e que tenham mulheres ocupando posições de liderança.

As empresas selecionadas terão direito a benefícios como reunião online preparatória, montagem de estande básico individual e espaços para reuniões e networking, além de inserção no catálogo oficial da feira. Este ano está sendo adotado um custo único de participação, com valor simbólico, de forma a estimular maior participação das empresas brasileiras. A APEX ainda não forneceu a lista das empresas que vão participar deste evento porque as inscrições terminaram e o processo seletivo ainda está em andamento. Depois disso as empresas terão ainda até o dia 15 de setembro para confirmação. Somente na primeira quinzena de outubro é que a lista final das empresas poderá ser divulgada.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of