CONGRESSO NUCLEAR NO MÉXICO DEBATE O USO DE PEQUENOS REATORES NUCLEARES COM A PARTICIPAÇÃO DA ROSATOM | Petronotícias




faixa - nao remover

CONGRESSO NUCLEAR NO MÉXICO DEBATE O USO DE PEQUENOS REATORES NUCLEARES COM A PARTICIPAÇÃO DA ROSATOM

ivanA corporação estatal russa de energia atômica Rosatom está participando do congresso anual da Sociedade Nuclear Mexicana, que está sendo realizada em La Paz (México) e termina amanhã (30). O congresso conta tradicionalmente com a participação de representantes de empresas locais e internacionais da indústria nuclear que operam no México. O evento é dedicado aos benefícios da tecnologia de pequenos reatores modulares (SMR). Ivan Dybov, presidente do escritório da Rosatom para a América Latina, representou a Rosatom no evento e disse: “Há muitos anos desenvolvemos a cooperação com o México e acompanhamos novos projetos no setor nuclear deste país. Durante vários anos, a Rosatom, juntamente com um parceiro regional, forneceu 100% das necessidades de urânio enriquecido para a produção de combustível nuclear para a central nuclear de Laguna Verde. Além disso, pretendemos desenvolver a cooperação na modernização desta central nuclear e na gestão de resíduos radioativos”.

Para lembrar, a Rosatom é a empresa número um na indústria global de energia nuclear, que opera em mais de cinquenta países. Como uma das pioneiras na indústria nuclear, a Rosatom ocupa tradicionalmente uma posição de liderança no mercado nuclear internacional, incluindo a construção de centrais nucleares, a extração e enriquecimento de urânio, a fabricação e fornecimento de combustível nuclear. Com 75 anos, a empresa está conquistando os mercados de novos produtosnuclear inovadores e promissores. Energia de hidrogênio, armazenamento de energia, medicina nuclear, energia eólica, materiais compósitos, negócios logísticos e soluções ambientais. No total, mais de uma centena de novas áreas de negócios determinam a posição atual da Rosatom no mesmo nível dos principais gigantes da tecnologia.

Ela também é uma das pioneiras no desenvolvimento da tecnologia de Usinas Nucleares de Pequeno Porte. Na Rússia, opera a única usina nuclear flutuante, Akademik Lomonosov, que fornece eletricidade à cidade de Pevek, em Chukotka. A Rosatom também está implementando um projeto de construção de uma usina nuclear terrestre de baixa potência baseada na planta do reator RITM-200, em Yakutia. Ambas as centrais estão localizadas no Extremo Oriente Russo e têm como objetivo trazer uma solução eficaz para o problema de fornecimento de eletricidade a regiões remotas com acesso limitado ao sistema central de energia. Em 2022, o projeto em Yakutia recebeu uma conclusão positiva da revisão ambiental estadual e, em 2023, obteve uma licença para a instalação da usina nuclear de baixa potência. Neste momento, está sendo preparado o projeto da usina, também estão em curso trabalhos preparatórios para a construção. Além disso, está em curso a construção de um núcleo residencial para construtores e outras instalações de infraestrutura. O comissionamento da instalação está previsto para 2028.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of