INDÚSTRIA DE PETRÓLEO NO MAR DO NORTE VIVE MOMENTO DE AUMENTO DE INVESTIMENTOS E ALTA NA PRODUÇÃO | Petronotícias




faixa - nao remover

INDÚSTRIA DE PETRÓLEO NO MAR DO NORTE VIVE MOMENTO DE AUMENTO DE INVESTIMENTOS E ALTA NA PRODUÇÃO

petroleras-Mar-NorteA indústria do petróleo do Mar do Norte superou desafios recentes e estão em um bom caminho para alcançar marcos significativos, devido a aumentos notáveis nos investimentos e sucesso na exploração e na produção. A produção sólida de petróleo e gás da região também fornece recursos indispensáveis à Europa e ao resto do mundo durante a transição energética. Espera-se que os investimentos na indústria de petróleo e gás da Noruega atinjam um recorde de cerca de 225 bilhões de coroas norueguesas (21 bilhões de dólares) em 2023. Isso acontece num momento em que vários projetos importantes foram aprovados nos últimos anos, impulsionados pelo regime fiscal temporário do país, que foi introduzido para incentivar os gastos na plataforma continental norueguesa.

Com uma taxa de crescimento impressionante este ano, prevê-se que os investimentos totais na indústria norueguesa de petróleo e gás ultrapassem o recorde estabelecido em 2013, quando os investimentos totais atingiram cerca de 205 bilhões de coroas norueguesas (19 bilhões de dólares). Espera-se que os investimentos em 2023 atinjam um novo máximo histórico, e este aumento significativo no investimento marcaria um novo marco no setor do petróleo e do gás na Noruega”, avaliou o vice-presidente de upstream da Rystad Energy, Emil Varre Sandoy.

Este aumento no investimento é um desenvolvimento positivo após vários anos de vacas magras na indústria e será particularmente bem recebido pelo setor de serviços petrolíferos. Os recursos esperados serão essenciais para manter uma indústria de serviços forte enquanto essa passa por uma transição gradual para fontes de energia alternativas.

Projeção de investimentos na indústria de óleo e gás da Noruega

Projeção de investimentos na indústria de óleo e gás da Noruega

Apesar de um declínio de quase 15%, desde um pico de quase 4,6 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boepd) em 2004, a produção norueguesa de petróleo e gás deverá aumentar novamente. Até 2025, a produção poderá atingir níveis máximos, como resultado de um maior enfoque na produção de gás e de novos projetos em preparação. Esses volumes serão produzidos com uma das pegadas de CO2 mais baixas do mundo e reduzirão a dependência da Europa dos hidrocarbonetos russos.

Os investimentos em petróleo e gás no Reino Unido não se recuperaram da mesma forma do que na Noruega. Espera-se que os investimentos em 2023 sejam cerca de 75% inferiores aos de 2013, quando o investimento atingiu um pico de quase 18 bilhões de libras (22,7 bilhões de dólares). Com muitos desenvolvimentos em preparação, no entanto, no próximo ano poderá ver-se o maior número de projetos sancionados numa década. Embora três a cinco projetos sejam sancionados, em média, no Reino Unido todos os anos, o ano de 2024 poderá registrar até 14 novos campos de petróleo e gás, caso esses projetos recebam a luz verde.

Os três maiores projetos do Reino Unido são Rosebank, Cambo e Clair Fase 3. Se estes grandes empreendimentos forem aprovados, 2024 poderá ser o ano com maiores sanções desde 2013, com cerca de 9,5 bilhões de libras (12 bilhões de dólares) em investimentos futuros”, estimou a analista sênior de upstream da Rystad Energy, Sonya Boodoo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of