PETARMINA CONCLUI PRIMEIROS ENTENDIMENTOS COM A DINAMARQUESA SEABORG PARA IMPLANTAÇÃO COMERCIAL DE UMA BARCAÇA ELÉTRICA | Petronotícias




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PETARMINA CONCLUI PRIMEIROS ENTENDIMENTOS COM A DINAMARQUESA SEABORG PARA IMPLANTAÇÃO COMERCIAL DE UMA BARCAÇA ELÉTRICA

BARCAÇAA empresa de energia indonésia Pertamina NRE assinou um memorando de entendimento com a Seaborg da Dinamarca para estudar  a implantação do Power Barge do reator compacto de sal fundido (CMSR) da Seaborg na Indonésia. A Pertamina NRE – uma subsidiária da PT Pertamina (Persero), a maior empresa de energia da Indonésia – e a Seaborg, usarão algum tempo para avaliar e definir o escopo de um projeto inicial onde a implantação da Barcaça Elétrica CMSR é comercialmente viável. A utilização da energia poderia fornecer à rede, diretamente à indústria ou para a produção de combustíveis alternativos, como hidrogênio, amoníaco e metanol. Com base nos resultados dos estudos, serão consideradas futuras colaborações, como o desenvolvimento e implantação de uma barcaça de energia CMSR com uma capacidade entre 200 MWe e 800 MWe. Em um comunicado, a Seaborg diz que “Embora a avaliação econômica  ainda não tenha sido finalizada, seria necessário um investimento estimado de 1 a 3 mil milhões de dólares, o que levaria a contribuições significativas de redução de CO2 para as ambições líquidas zero do Governo da Indonésia, bem como para outros potenciais multiplicadores econômicos.” E acrescentou que, uma vez que o projeto tenha amadurecido, ambas as partes pretendem atrair investimentos diretos estrangeiros para concretizar para sua construção.

O projeto da Seaborg é para barcaças de energia CMSR modulares equipadas com dois a oito CMSRs de 100 Mwe, com vida operacional de 24 anos. Em vez de barras de combustível sólido que necessitam de resfriamento constante, o combustível do CMSR é misturado a um sal líquido que atua como refrigerante, o que significa que ele simplesmente desligará e solidificará em caso de emergência. No entanto, o sal combustível de flúor de baixo enriquecimento ainda não está disponível comercialmente, por isso Seaborg anunciou recentemente que as barcaças de energia iniciais serão abastecidas com urânio de baixo enriquecimento (LEU). Para lembrar, em julho, a Seaborg assinou uma carta de intenções com a Norsk Kjernekraft para investigar a implantação do CMSR da Seaborg na Noruega. A empresa norueguesa pretende construir, possuir e operar pequenas centrais nucleares modulares na Noruega, em colaboração com a indústria de utilização intensiva de energia.

Em junho, a Seaborg assinou um memorando de entendimento com a Kepco Nuclear Fuel e a GS Engineering & Construction para colaborar na investigação da viabilidade do desenvolvimento de uma instalação de produção de sal combustível LEU na Coreia do Sul. Em abril de 2022, a Samsung Heavy Industries (SHI) e a Seaborg assinaram um memorando de entendimento para fabricar e vender centrais elétricas prontas para uso, combinando a experiência da SHI em construção naval e o CMSR da Seaborg. Abrangeu também o desenvolvimento de fábricas de produção de hidrogénio e de fábricas de amoníaco.

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