OBSERVATÓRIO CRIADO PARA DESMISTIFICAR A ENERGIA NUCLEAR PARA AS PESSOAS JÁ RECEBEU MAIS DE 50 MIL VISITANTES
Uma ideia que deu certo. É um sucesso a iniciativa da Eletronuclear em criar um observatório aberto ao público para atrair as pessoas com o objetivo delas conhecerem melhor o que a energia nuclear e todos os benefícios que ela traz para vida. A empresa já registrou o número de 50 mil pessoas que foram conhecer de perto o funcionamento e a segurança das usinas nucleares brasileiras, por meio das atividades realizadas pelo Observatório Nuclear (ON). Faltando quase quatro meses para o fim de 2023, o ON já atingiu o número alcançado em todo o ano passado. O centro de visitação gratuito da empresa fica localizado às margens da rodovia Rio-Santos, na altura de Angra dos Reis, e faz parte da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA).
O espaço moderno e interativo proporciona informações sobre a geração de energia elétrica a partir de reatores nucleares, a história do setor no Brasil e os cuidados que a Eletronuclear tem com a segurança. “Trata-se de um ambiente tecnológico com totens informativos e profissionais altamente capacitados para proporcionar uma experiência imersiva ao visitante, possibilitando que ele conheça tudo sobre as usinas nucleares de Angra”, conta o chefe do Departamento de Relações Públicas e Comunicação Regional da Eletronuclear, José Chahim.
“Além das visitas presenciais ao local, o recorde também contempla aqueles que participaram de outras iniciativas do Observatório Nuclear, como atividades itinerantes. Somente em janeiro deste ano, mais de nove mil pessoas foram alcançadas pelas ações da equipe. Julho foi o segundo mês mais positivo do ano, passando de oito mil interessados no assunto”, completa o superintendente de Comunicação Institucional da Eletronuclear, Marco Antonio Torres.
O Observatório Nuclear, que foi inaugurado na gestão de Leonam Guimarães, representa uma oportunidade para mitigar a desinformação sobre a operação e a segurança das usinas nucleares. O espaço é uma ferramenta da política de transparência e esclarecimento com a sociedade da Eletronuclear. Entre os principais visitantes do espaço estão escolas regionais, universidades e entidades profissionais. Além de exercer o papel fundamental de informar, o Observatório é uma atração turística regional. Ele funciona de segunda a sexta-feira, e também aos sábados, domingos e feriados. O local é aceita a presença de aninais de instimação e conta com acessibilidade para cadeirantes, além de wi-fi disponível para os visitantes. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 3362-9063/9770 ou pelo e-mail centinf@eletronuclear.gov.br.
É uma piada de mau gosto falar em “toda segurança ” de uma central nuclear. O artigo, não cita o vazamento que ocorreu em fevereiro ou março de 2023,pois não se sabe ao certo a data do VAZAMENTO, pois a eletronuclear escondeu esse acidente o quanto pôde,só revelando o FATO três semanas após ser lançada água contaminada (aquela que fica na piscina resfriando as pastilhas de urânio) no baia de Itaorna. Pesquisa na internet mostra matéria das grandes emissoras de televisão sobre o assunto. E o lixo nuclear?? Sabe onde estão?? Em barris próximo a usina (totalmente inapropriado ) porque… Read more »