faixa - nao remover

ORIGEM ENERGIA FECHA PARCERIA COM EMPRESA AMERICANA PARA EMPREGAR FERRAMENTAS DIGITAIS E AMPLIAR SUA EFICIÊNCIA OPERACIONAL

Luna VianaA operadora independente Origem Energia e a americana Datagration uniram forças para implementação de tecnologias de Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado de Máquina (ML) no setor energético. O acordo comercial inovador terá duração de três anos. O coração desta parceria está no PetroVisor, uma plataforma desenvolvida pela Datagration. A PetroVisor capacita a Origem Energia a integrar perfeitamente dados complexos de engenharia, operações, financeiros e outros dados empresariais, permitindo à empresa executar e automatizar processos analíticos complexos. A plataforma aproveita o poder da tecnologia avançada de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina, facilitando a consolidação, limpeza e integração centralizada de dados de diversas fontes.

Segundo a diretora de operações da Origem Energia, Luna Viana, a colaboração foi bem sucedida: “Esta tem sido uma colaboração produtiva e inovadora desde o início. Nossos Engenheiros e Cientistas de Dados trabalharam com seus pares na Datagration para provar o valor do PetroVisor. Como piloto , integramos produção de múltiplas fontes e dados de teste de poços de cinquenta poços. Isso, juntamente com visualizações de painel, melhorou nosso processo de alocação retroativa e fornece previsões orientadas por análise automatizada de curva de declínio”, declarou.

Com o sucesso do piloto, a Origem Energia e a Datagration estão agora implantando o PetroVisor em todos os ativos de produção da Origem. Os aplicativos analíticos baseados em Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina da PetroVisor estão preparados para revolucionar a eficiência e eficácia do gerenciamento operacional da Origem. Os recursos de aprendizado de máquina da plataforma PetroVisor da Datagration alocaram com mais precisão a produção de petróleo e gás de vários poços. A Origem Energia agora pode identificar mais facilmente e responder rapidamente a mudanças na produção do poço, sejam elas associadas ao esgotamento ou a outros eventos que prejudiquem a produção.

Agora temos usuários do PetroVisor em muitas das regiões produtoras de petróleo e gás do mundo. Mas este é o nosso primeiro contrato totalmente comercial no Brasil. À medida que a implementação avançava, descobrimos para estarmos altamente alinhados com os valores ousados, empreendedores e inovadores da Origem. São duas grandes empresas trabalhando juntas para ampliar os limites da IA e do ML no upstream de petróleo e gás”, disse o CEO da Datagrations, Peter Bernard.

Estação de produção da Origem Energia no campo de petróleo e gás Pilar localizado na Bacia de Sergipe-Alagoas

Estação de produção da Origem Energia no campo de petróleo e gás Pilar localizado na Bacia de Sergipe-Alagoas

A PetroVisor já integrou efetivamente a produção multifonte e os dados de testes de poços de cinquenta poços, resultando em estimativas de produção aprimoradas, processos de alocação retroativa simplificados e insights preditivos alimentados pela análise automatizada da curva de declínio. A solução é um medidor de vazão virtual totalmente automatizado, capacitando os engenheiros da Origem Energia com painéis de produção em tempo real que orientam suas decisões estratégicas e gestão de ativos.

O núcleo da plataforma PetroVisor da Datagration é um modelo de dados unificado que permite a conexão de múltiplas fontes de dados diferentes nas operações da Origem Energia. Fluxos de trabalho automatizados, cálculos de engenharia e análises econômicas potencializam as decisões estratégicas e o gerenciamento de ativos da Origem Energia com um medidor de vazão virtual totalmente automatizado e painéis de produção em tempo real.

Com o PetroVisor, a Origem Energia elimina incertezas decorrentes de lacunas de dados causadas por perda de sensores ou testes de poços perdidos. Esta plataforma inaugura uma nova era de gestão da produção, permitindo a análise de tendências e medidas proativas para corrigir e prevenir a produção adiada.

A colaboração da Origem Energia e da Datagration marca um passo fundamental na capacidade do setor energético de gerenciar e otimizar processos de produção. Ao utilizar os recursos da PetroVisor em todo o seu potencial, incluindo seus algoritmos de aprendizado de máquina para integrar testes e dados de sensores e utilizar dados históricos de produção para estimativa, ambas as empresas estão revolucionando a análise de dados em operações de petróleo e gás em todo o mundo”, finalizou a Datagration em comunicado ao mercado.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of