A ARÁBIA SAUDITA CONFIRMA A INTENÇÃO DE CONSTRUIR DUAS USINAS NUCLEARES DURANTE ENCERRAMENTO DA CONFERÊNCIA DA AIEA EM VIENA
A 67ª Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica está terminando hoje em Viena, Áustria, com a Arábia Saudita anunciando que pretende avançar no sentido da implementação de salvaguardas nucleares completas da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) enquanto trabalha para a construção da sua primeira central nuclear. O Ministro da Energia, Príncipe Abdulaziz bin Salman Al Saud, reiterou a intenção do Reino da Arábia Saudita de desenvolver “usos pacíficos da energia nuclear em vários campos“. O Projeto Nacional Saudita de Energia Atômica inclui planos para construir uma usina nuclear para ajudar a atender aos requisitos de desenvolvimento sustentável descritos no roteiro Visão Saudita 2030.
O Príncipe disse que o país decidiu recentemente rescindir o Protocolo de Pequenas Quantidades e implementar o Acordo Abrangente de Salvaguardas completo. “O Reino está a trabalhar, no âmbito do seu ecossistema nacional, para estabelecer os mecanismos necessários para esta implementação plena, seguindo as melhores práticas e experiências internacionais. O Reino está também a trabalhar em estreita colaboração com a Agência para alavancar a sua experiência e os serviços de consultoria que presta no domínio da implementação de salvaguardas para desenvolver a infraestrutura nacional e as capacidades humanas necessárias para apoiar esta transição”, declarou.
Todos os Estados não possuidores de armas nucleares, partes no Tratado de Não Proliferação nuclear – o TNP – são obrigados a celebrar Acordos de Salvaguardas Abrangentes (ACS) com a AIEA e a comprometer-se a aceitar as salvaguardas da agência sobre todos os materiais nucleares em todas as atividades nucleares pacíficas dentro do seu território, sob sua jurisdição ou realizado sob seu controle em qualquer lugar. O ministro reiterou também os planos da Arábia Saudita de operar um centro de cooperação regional com a AIEA para desenvolver capacidades humanas nas áreas de preparação e resposta a emergências radiológicas e nucleares, e outros aspectos regulatórios a nível nacional, regional e internacional. A Arábia Saudita estabeleceu a Nuclear Energy Holding Company para atuar como desenvolvedora nuclear do país e planeja inicialmente construir dois reatores nucleares de 1,4 GWe com o objetivo de aumentar a capacidade nuclear para 17 GWe. até 2040.
Deixe seu comentário