ENAUTA PREVÊ RETOMAR OPERAÇÃO DO CAMPO DE ATLANTA NO MÊS DE NOVEMBRO
A Enauta enfrenta um período de muitas dificuldades operacionais em seu principal ativo, o campo de Atlanta, na Bacia de Santos. A empresa informou recentemente ao mercado que a área só voltará a operar em novembro. O campo teve sua produção paralisada em julho, por conta de problemas técnicos nos conectores elétricos de bombas do Sistema de Produção Antecipada do FPSO Petrojarl I (foto principal).
O primeiro módulo de bombeio estará disponível na última semana de outubro, sendo que a instalação está sujeita à disponibilidade de embarcação e a condições de mar. Com isso, a produção deverá ser retomada em novembro. A empresa também contratou mais módulo de bombeio com tecnologia distinta, para aumentar a confiabilidade do sistema de produção. O equipamento extra tem instalação prevista para janeiro de 2024.
Enquanto isso, a Enauta disse que o primeiro óleo a partir do FPSO Atlanta, que fará parte do Sistema de Produção Definitivo, segue previsto para agosto de 2024. Mais de 99% dos itens previstos já estão contratados, incluindo novos módulos de bombeio de caráter permanente, que possuem tecnologia no estado da arte e comprovada robustez superior.
Em setembro, a companhia iniciou a campanha para ancoragem do FPSO Atlanta, consistindo na instalação de estacas de fixação para linhas flexíveis do sistema submarino e de âncoras-torpedo (foto à direita).
Deixe seu comentário