CHEVRON ADQUIRE A HESS CORPORATION POR US$ 53 BILHÕES, DE OLHO NAS RESERVAS DE ÓLEO E GÁS DA GUIANA
A Chevron anunciou hoje (23) que celebrou um acordo definitivo para adquirir todas as ações em circulação da companhia Hess. A operação está avaliada em US$ 53 bilhões. A transação é um passo importante para a petroleira americana ganhar acesso aos recursos petrolíferos na Guiana. A Hess detém 30% de participação da Hess no bloco Stabroek, operado pela ExxonMobil (45%) no offshore do país sul-americano.
“Esta combinação posiciona a Chevron para fortalecer o nosso desempenho a longo prazo e melhorar ainda mais o nosso portfólio vantajoso, adicionando ativos de classe mundial”, disse o CEO da Chevron, Mike Wirth (foto). “É importante ressaltar que nossas duas empresas têm valores e culturas semelhantes, com foco em operar com segurança e integridade, atraindo e desenvolvendo as melhores pessoas, fazendo contribuições positivas para nossas comunidades e proporcionando maiores retornos e menos carbono”, acrescentou.
Já o CEO da Hess, John Hess, avaliou que a transação une duas empresas fortes para criar uma companhia de energia integrada de primeira linha. “Estou orgulhoso de nosso pessoal e do que alcançamos como empresa, que possui um dos melhores portfólios de crescimento do setor, incluindo a Guiana, a maior descoberta de petróleo do mundo nos últimos 10 anos, e o xisto de Bakken”, declarou. “Acredito que a nossa combinação estratégica cria uma empresa mais forte em todos os aspectos, com liderança, carteira de ativos e recursos financeiros para nos guiar através da transição energética e proporcionar um valor significativo aos acionistas nos próximos anos”, acrescentou.
Com a aquisição, a Chevron terá direito a 30% de participação do bloco Stabroek, que conta com recursos recuperáveis de 11 bilhões de barris de óleo equivalente. A transação também envolve 465 mil acres de áreas exploratórias e produção de 160 mil barris de óleo equivalente por dia em Bakken, nos Estados Unidos.
Deixe seu comentário