SECRETARIA DE ENERGIA DO RIO ASSINA MEMORANDO DE ENTENDIMENTO COM A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR
A Secretaria de Energia e Economia do Mar (SEENEMAR) e a Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN) assinaram hoje, no Palácio Guanabara, um Memorando de Entendimento para promover o desenvolvimento, o acompanhamento e a identificação das demandas do setor de energia nuclear, a partir da troca de informações que viabilizem a melhoria do ambiente de negócios e do ambiente de oferta energética.
Nesse contexto, a geração de energia nuclear desempenha um papel fundamental no setor nuclear, uma vez que a construção e operação de usinas nucleares estão integradas ao Programa Nuclear Brasileiro, proporcionando benefícios significativos para a sociedade do estado do Rio de Janeiro e para o país como um todo. A energia nuclear desempenha um papel relevante em várias outras áreas, incluindo a medicina, a indústria, a preservação do meio ambiente, a agricultura, a proteção do patrimônio cultural e o avanço da propulsão naval e espacial.
O Rio de Janeiro reúne as empresas Eletronuclear, Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (NUCLEP), a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e dois institutos de pesquisa a ela vinculados (Instituto de Engenharia Nuclear – IEN e Instituto de Radioproteção e Dosimetria – IRD), a Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM) e os Estaleiros e a Base Naval que constituem a infraestrutura industrial de apoio ao Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), além de empresas privadas que atuam no setor e, claro, as usinas nucleares de Angra. O estado fluminense concentra toda a atividade industrial, empresarial e regulatória do setor nuclear.
Deixe seu comentário