PETROBRÁS VAI SUBAFRETAR NAVIO REGASEIFICADOR PARA O NOVO TERMINAL GÁS-SUL, QUE ENTRARÁ EM OPERAÇÃO EM 2024
A Petrobrás anunciou no início desta tarde (6) que subafretou o navio regaseificador Energos Winter para a empresa New Fortress Energy (NFE). Com o acerto do negócio, o Terminal Gás-Sul, construído pela NFE na Baía da Babitonga (SC), poderá entrar em operação em 2024. O navio operava na frota da Petrobrás desde 2009 e será entregue para a NFE em dezembro deste ano.
Até então, estava previsto que a embarcação passaria a operar para a NFE apenas no final de 2024, após o término do contrato da embarcação com a Petrobrás. “Contudo, considerando a recente contratação do navio Excelerate Sequoia pela Petrobrás, negociamos a rápida realocação do Energos Winter, contribuindo para o processo de abertura do mercado brasileiro de gás natural, bem como para o incremento da flexibilidade e confiabilidade de suprimento do país”, explicou o diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim.
A Petrobrás permanecerá operando seus terminais de regaseificação de GNL na Baía de Guanabara (RJ) e na Baía de Todos os Santos (BA) com os navios Excelerate Experience e Excelerate Sequoia. “O subafretamento do navio Energos Winter representa mais uma ação da Petrobrás para otimização de seus ativos logísticos, através da utilização de tecnologias mais eficientes e com menor impacto ao meio ambiente. O Excelerate Sequoia, conforme informado, recentemente, pela Petrobras, é um dos mais modernos navios regaseificadores da frota mundial”, diz um comunicado da companhia.
“Estamos extremamente satisfeitos por chegar a este acordo com a Petrobrás e iniciar as operações no terminal TGS em Santa Catarina antes do previsto, em janeiro de 2024. O terminal TGS é uma oportunidade única e de alto crescimento para a New Fortress Energy, como conexão ao sistema de dutos no sul do Brasil oferece um conjunto diversificado e de curto prazo de oportunidades no fornecimento de energia e gás“, disse o Diretor Geral da New Fortress Energy, Andrew Dete.
O Energos Winter será subafretado pela NFE durante o prazo restante do afretamento da Petrobrás com Energos e depois afretado diretamente pela NFE em um contrato de longo prazo com a Energos.
Deixe seu comentário