A FORESEA IMPLANTA TECNOLOGIA DE AUTOMAÇÃO INÉDITA NO NAVIO-SONDA QUE AUMENTA O DESEMPENHO E SEGURANÇA NAS OPERAÇÕES
A Foresea vai implantar em seu navio-sonda Norbe IX uma tecnologia de automação operacional inédita no Brasil. Os primeiros testes de fábrica foram feitos com sucesso em setembro e outubro. A previsão é de que a nova tecnologia comece a ser instalada na embarcação em janeiro e esteja em funcionamento ainda no primeiro semestre de 2024. A automação das operações no drillfloor (área de onde se opera a perfuração) da Norbe IX é um projeto de mais de dois anos, que visa aumentar a eficiência e a segurança da perfuração, como explica o diretor de operações da empresa, Heitor Gioppo: “Com processos automatizados, além de evitar erros humanos, temos a possibilidade de simulação e antecipação em relação a todos os cenários possíveis. É um importante salto tecnológico da indústria num país já reconhecido por seu protagonismo na extração de petróleo em águas profundas.”
A implantação da nova tecnologia consiste em integrar a sonda à plataforma DEAL (Drilling Equipment Automation Layer) com os módulos inteligentes Drillers Assist e CADS 2.0, desenvolvidos pela holandesa HMH. Os primeiros testes de fábrica foram realizados de forma simulada na Noruega. O simulador 3D reproduziu com exatidão o ambiente e a operação da Norbe IX, que atualmente está na Bacia de Santos perfurando o poço de Sagitário. Clarisse Rodrigues, que acompanhou pessoalmente a primeira bateria de testes práticos, Rig Manager da Norbe IX, explicou um pouco mais sobre a tecnologia: “É como se o operador da sonda passasse a contar com um dispositivo similar ao piloto automático. Com isso ganha-se um aumento consistente de desempenho e, ao mesmo tempo, muito mais segurança para a tripulação da plataforma.”
Para lembrar, a Foresea atua em águas profundas e ultraprofundas para a indústria de Óleo e Gás upstream offshore no Brasil e no exterior. A companhia diz atuar respeitando os princípios de ESG e “segue as mais rigorosas práticas ambientais, sociais e de governança.” A empresa oferece ao mercado soluções em perfuração offshore e conta com frota própria formada pelas sondas ODN I, ODN II, Norbe VI, Norbe VIII e Norbe IX, todas com contratos ativos.
Deixe seu comentário