GRUPO MARTINS MODERNIZA SEUS ARMAZÉNS USANDO O CONCEITO ESG COMO PRINCÍPIO E GANHA EFICIÊNCIA NAS OPERAÇÕES
A necessidade de atingir eficiência logística para atender o varejista com agilidade, seguindo os princípios do conceito ESG, as práticas de sustentabilidade, inclusão social e governança, com uma Logística 4.0, levou o Grupo Martins a investir continuamente na modernização do seu parque de máquinas de movimentação e armazenagem. Há oito anos, a rede atacadista está renovando o sistema de recarga com carregadores de baterias inteligentes, capazes de manter seus equipamentos rodando por mais tempo, consumindo 30% menos energia, além de reduzir a manutenção e descarte do acessório por danos. A substituição dos carregadores convencionais por modelos inteligentes da linha Seletiva 4.0 da austríaca Fronius vem acontecendo gradualmente à medida que a frota é renovada, como revela Danilo Daud, gerente de armazenagem da Central de Armazenagem e Distribuição, sediada em Uberlândia (MG): “Optamos por fornecedores que oferecem soluções sustentáveis. E os carregadores da Fronius possuem as características que atendem os nossos pilares ESG, ou seja, menos consumo de eletricidade e carga através de rampa de carregamento suavizada que aumenta a vida útil das baterias.”
Os carregadores da linha Selectiva têm como diferencial a avançada tecnologia RI, de controle de corrente elétrica para recarga. O sistema faz uma avaliação prévia das condições internas da bateria e, a partir dos dados obtidos, como resistência interna, nível de descarga, entre outras variáveis, programa e executa o carregamento, fornecendo energia na medida certa, evitando o superaquecimento que danifica os componentes. A solução ainda permite programar a recarga nos horários em que a tarifa de energia é mais baixa e fora do pico de consumo. Atualmente, o parque de baterias tracionárias da Martins conta com 50 carregadores da série Selectiva 4.0, nos modelos 2070, 4090, 4160 e 8075, para abastecer 50 equipamentos de movimentação, que utilizam baterias de 24V, 48V e 80V, da matriz e de outras unidades instaladas em Camaçari (BA), Hidrolândia (GO), João Pessoa (PB) e Manaus (AM).
Os equipamentos de M&A operam em dois turnos intensos, movimentando cerca 2 mil pallets, com cerca de 160 mil itens de outbound (produtos acabados das indústrias para ponto de venda) como também de inbound. “A solução da Fronius consegue otimizar todo o ciclo de carga e descarga, entregando a bateria 100% carregada e resfriada. E com isso, percebemos uma melhoria na performance operacional. Temos apenas uma troca de bateria por turno de trabalho”, observa Daud. Segundo o gerente de armazenagem, o sistema de carregamento suavizado da Selectiva 4.0 ainda ajuda a aumentar a durabilidade das baterias. “Percebemos um aumento de 50% na vida útil das baterias, temos unidades operando há 7,5 anos com boa performance de carga”, afirma Daud, que destaca ainda maior rentabilidade no investimento no equipamento. “Sempre adquirimos duas baterias por equipamento de movimentação armazenagem e com a preservação das baterias por mais tempo há ganho no Capex (investimento de bens de capital)”, conclui.
Deixe seu comentário