BRASIL RECEBE CONVITE PARA INGRESSAR NA OPEP+ E PODE ENTRAR NO GRUPO EM JANEIRO DE 2024 | Petronotícias




faixa - nao remover

BRASIL RECEBE CONVITE PARA INGRESSAR NA OPEP+ E PODE ENTRAR NO GRUPO EM JANEIRO DE 2024

silveiraO grupo da OPEP+ pode crescer a partir de janeiro, com a entrada do Brasil no cartel. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, indicou hoje (30) que o país poderá se juntar ao grupo a partir do início do próximo ano. A fala aconteceu durante a abertura do encontro virtual dos integrantes da OPEP+.

No início da manhã de hoje, um delegado da OPEP+ já havia dito à agência Reuters que o Brasil deveria se juntar ao grupo. Pouco tempo depois, o Palácio do Planalto emitiu uma nota confirmando o convite, mas ressaltando que ainda analisa a proposta e que nenhuma decisão havia sido tomada.

Em seu discurso no encontro da OPEP+, Silveira indicou que a adesão deverá acontecer. “Esperamos nos juntar a este distinto grupo e trabalhar com todos os 23 países nos próximos meses e anos”, destacou Silveira. “Há uma etapa de análise detalhada pela nossa equipe técnica do documento recebido agora há pouco que faz parte do protocolo do Brasil”, acrescentou.

O ministro expressou ainda declarações elogiosas à OPEP+, destacando que o Brasil acompanha com entusiasmo o trabalho “valoroso” realizado pelo grupo. “É um momento histórico para o Brasil e a indústria energética, abre um novo capítulo na história do diálogo e cooperação no campo de energia”, disse.

A OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) surgiu em 1960 e é formada pelos maiores produtores mundiais do insumo, incluindo Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes e Venezuela. Em 2016, outros países, como Rússia e México, uniram-se ao grupo, formando a OPEP+. Apesar de não serem membros oficiais, esses países colaboram em conjunto nas discussões no cartel.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of