NORSUL COMEMORA 60 ANOS COMO UMA DAS PRINCIPAIS EMPRESAS DE CABOTAGEM E PROJETANDO DIVERSIFICAÇÃO DE NEGÓCIOS
A Norsul, empresa brasileira de navegação e integração logística, acaba de completar 60 anos de atuação no transporte de cargas de norte a sul, abrangendo a costa brasileira e internacional. Como uma empresa de cabotagem 100% brasileira, a companhia possui a maior frota privada do país, com 21 embarcações próprias entre comboios oceânicos e navios. Além disso, opera cerca de 100 embarcações afretadas, com uma média de 850 viagens por ano. A empresa completa seis décadas buscando, para os próximos anos, diversificar o negócio alavancar o crescimento médio de 19% em receita bruta dos últimos dez anos. Com um olhar atento ao mercado de navegação, que movimenta em média 200 milhões de toneladas ao ano, incluindo offshore, a Norsul encontra espaço para crescer. Apenas no ano de 2022, a companhia transportou 28 milhões de toneladas de graneis secos e líquidos, com um market share de 48% em granel seco e com receita de R$ 2,2 bilhões no período. Setores como agro, energia, óleo e gás e siderurgia são focos estratégicos atuais da companhia, pois movimentam volumes expressivos nos principais corredores logísticos do país.
Fundada em 1963 pelo norueguês Erling Lorentzen, a empresa é protagonista no crescimento da navegação brasileira com trajetória de adaptação às inúmeras mudanças econômicas e políticas ao longo desses 60 anos. Especializada no transporte de granéis secos e líquidos com cargas homogêneas, gerais e de projeto, tanto na Cabotagem como no Longo Curso, a Norsul transporta itens como minérios, produtos siderúrgicos, madeira e celulose, grãos e fertilizantes, derivados claros e biocombustíveis, além de cargas especiais.
Angelo Baroncini, diretor-presidente da Norsul, destaca que a companhia viu o setor náutico se desenvolver e amadurecer, ganhando cada vez mais inovações e vertentes que auxiliam o progresso local e pessoal: “A história da Norsul é uma jornada de sucesso, de contribuição direta ao desenvolvimento do país e ao fortalecimento do setor marítimo. Sempre assumimos uma postura ativa perante os desafios de negócio, nos adaptando e reinventando para entregar soluções de valor e compromisso aos nossos clientes.” Em sinergia com esse propósito e com o objetivo de diversificar e criar negócios, a Norsul e a alemã Hapag-Lloyd também lançaram, recentemente, a joint-venture Norcoast, que vai oferecer serviços independentes e integrados de cabotagem de contêineres, com o início das operações previsto para o primeiro trimestre de 2024. Esse projeto representa não somente crescimento para a empresa, mas um traço da Norsul que fala sobre o pioneirismo em se aventurar em oportunidades ainda não exploradas no mercado: “Enxergamos esse novo momento da Norsul e novos negócios como um reflexo natural da nossa dedicação diária que reúne confiança, qualidade e muito trabalho para oferecer aos nossos clientes os melhores serviços no transporte marítimo”, afirmou o presidente;
Rodrigo Cuesta, diretor Financeiro da Norsul, fala sobre a diversificação da empresa que tem hoje várias iniciativas em estudo e explica que a joint-venture Norcoast é um exemplo de como a Norsul projeta a inovação no negócio: “Quando falamos de Norsul, estamos buscando ampliar nosso escopo de atuação e o primeiro passo que demos foi essa joint-venture. O apetite de investimento da Norsul no Brasil é crescer no setor de transporte aquaviário, complementando a oferta para nossos clientes atuais e futuros. Faz parte do nosso plano de crescimento trabalhar também com parcerias. Elas são importantes para acelerar e trazer segurança para novas operações.”
Segundo Fabiano Lorenzi, diretor comercial, as embarcações da companhia são capazes de atender ao comércio marítimo entre diferentes portos brasileiros e da América do Sul: “Transportamos hoje uma grande variedade de granéis líquidos, incluindo cargas químicas, biocombustíveis, derivados claros e petróleo. Na frota, temos navios graneleiros e multipropósito, navios especializados para químico e cimenteiro, além dos comboios oceânicos, com uma expertise sexagenária.“
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