NOVO PLANO DA PPSA PREVÊ NOVOS ESTUDOS PARA AMPLIAR A ATRATIVIDADE DO PRÉ-SAL E CONCURSO PÚBLICO EM 2024 | Petronotícias




faixa - nao remover

NOVO PLANO DA PPSA PREVÊ NOVOS ESTUDOS PARA AMPLIAR A ATRATIVIDADE DO PRÉ-SAL E CONCURSO PÚBLICO EM 2024

fpso_almirante_barroso_buzios_1A Pré-Sal Petróleo (PPSA) anunciou hoje (21) a aprovação do seu Plano Estratégico para o quinquênio 2024-2028 (disponível neste link). Um dos tópicos de maior destaque no novo planejamento é a realização de estudos de incentivos que possam aumentar a atratividade do polígono do pré-sal. As outras novidades são a realização de concurso público em 2024 e a avaliação de novos modelos de comercialização para os hidrocarbonetos da União, considerando os resultados do programa Gás para Empregar, do Ministério de Minas e Energia. Além disso, a PPSA deve promover iniciativas voltadas à descarbonização.

O Plano da PPSA está dividido em quatro diretrizes. A primeira delas visa aumentar a atratividade do polígono do pré-sal. A empresa planeja, a partir do próximo ano, realizar estudos para identificar sinergias e incentivos que possam tornar comercialmente viáveis áreas exploratórias nos contratos de partilha de produção atuais e futuros. Além disso, será avaliado o potencial não contratado do pré-sal e pós-sal no polígono. A PPSA também planeja analisar os contratos de partilha em relação às melhores práticas globais, compartilhando os resultados com o Ministério de Minas e Energia e a ANP.

A segunda diretriz visa aprimorar os modelos de comercialização de petróleo e gás natural para garantir os melhores resultados para a União. A empresa pretende avaliar o modelo mais eficaz de comercialização de óleo e gás a curto e médio prazo, incorporando as diretrizes do Programa Gás para Empregar e dos estudos sobre a viabilidade técnica e econômica de mecanismos para priorizar o abastecimento nacional.

CONCURSO PÚBLICO DA PPSA EM 2024

A realização do tão aguardado concurso público da PPSA faz parte da terceira diretriz do planejamento, que envolve a adequação de recursos humanos, tecnológicos e financeiros da companhia para atender ao crescimento de suas atividades. O processo seletivo está previsto para o segundo semestre de 2024, com a expectativa de que os aprovados ingressem na empresa em 2025.

Além disso, estão planejadas ações para retenção e desenvolvimento da equipe, ampliação da comunicação da empresa junto aos públicos de interesse e a implantação da gestão do conhecimento para garantir a manutenção das capacidades técnicas e gerenciais.

A quarta diretriz tem como meta aumentar o conhecimento a respeito de tecnologias, iniciativas e medições relacionadas à descarbonização no pré-sal. Já está sendo implantado um comitê interno para estudar o tema e propor ações da PPSA.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of