NAVIOS NUCLEARES QUEBRA-GELO AJUDARAM A ROTA DO MAR DO NORTE DA RÚSSIA A REGISTRAR RECORDE EM 2023
Um novo recorde de carga transportada através da Rota Marítima do Norte da Rússia foi estabelecido em 2023, com os quebra-gelos nucleares existentes prestando mais de 730 serviços de apoio a navios. O trabalho continua a progredir em mais dois quebra-gelos movidos a energia nuclear. A Rota do Mar do Norte (NSR) percorre a costa norte da Rússia, ligando os portos europeus e do Extremo Oriente da Rússia numa distância de 5.600 quilÔmetros. Até 21 de dezembro, a Rosatom informou que tinham sido transportadas 35 milhões de toneladas, em comparação com o recorde anterior de 34,1 milhões de toneladas, estabelecido em 2021.
O representante especial da Rosatom State Corporation para o desenvolvimento do Ártico, Vladimir Panov, observou que em 1987 o recorde de frete NSR para a União Soviética foi estabelecido em 7 toneladas e que o número de 2023 foi uma recuperação de 2022, quando houve uma queda de 90% no fluxo de carga em trânsito “devido a fatores geopolíticos“. Disse que esta situação foi revertida com um recorde de fluxo de carga em trânsito, de 2,17 milhões de toneladas, com carga redirecionada do Canal de Suez para a Rota do Mar do Norte.
De acordo com um relatório do High North News da universidade Norueguesa Nord, citando dados do Center for High North Logistics, “a forte demanda por petróleo bruto russo na China resultou em carga de trânsito recorde na Rota do Mar do Norte em 2023. Mais de uma dúzia de remessas entregaram 1,5 milhão toneladas de petróleo bruto do Mar Báltico para a China através do Ártico“. Relata ainda que “o volume adicional veio na forma de minério de ferro, carvão e GNL. A carga geral e a carga contentorizada representaram cerca de 7 por cento”.
A Rosatom diz que a distância de Murmansk aos portos japoneses é reduzida pela metade usando o NSR em vez do Canal de Suez, com a duração reduzida de cerca de 37 para 18 dias. Panov disse sobre o crescimento da carga total: “Esta contribuição só vai crescer. A Rota do Mar do Norte é definida pelo Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, como uma das prioridades estratégicas de desenvolvimento.“
O desenvolvimento adicional da Rota do Mar do Norte também deverá estar na agenda de uma conferência em março, realizada na Câmara de Comércio da Rússia, que, segundo a agência de notícias Tass, se concentrará no desenvolvimento das “cidades espinhais” da rota. Ele também citou o presidente Putin dizendo em dezembro que o NSR estava “se tornando mais eficiente do que o Canal de Suez” e estava se tornando mais aberto para navios em diferentes estações do ano, embora a frota quebra-gelo ainda fosse necessária por muito tempo, ” há mais de uma década e esta é uma grande vantagem competitiva para o nosso país”.
Os quebra-gelos movidos a energia nuclear desempenham um papel fundamental no desenvolvimento da rota marítima e existe atualmente um programa de construção “Projeto 22220” para construir uma nova frota. Como parte disso, a segunda unidade de reator RITM-200 foi entregue à Usina do Báltico em São Petersburgo, em 22 de dezembro, para ser instalada em Chukotka, com entrega prevista para 2026. O reator pesa 147,5 toneladas, tem 7, 3 metros de altura e 3,3 metros de diâmetro – a instalação do RITM-200 inclui dois reatores com potência térmica de 175 MWt cada, que fornecem 60 MW nas hélices por meio de geradores de turbina dupla e três motores.
Igor Kotov, chefe da Divisão de Engenharia Mecânica da Rosatom, disse: “A chegada da décima unidade de reator RITM-200 à Usina do Báltico é um evento significativo para a Divisão de Engenharia Mecânica da Rosatom. Agora, todos os quebra-gelos nucleares universais de última geração estão sendo construídos. neste estaleiro estão equipados com as mais modernas instalações que permitirão à frota quebra-gelo trabalhar com maior eficiência e transportar ainda mais carga ao longo da Rota do Mar do Norte.”
O quarto quebra-gelo do Projeto 22220 – o Yakutia – também está em construção no local. Em Novembro o seu mastro, que tem 18,6 metros de altura e pesa cerca de 76 toneladas, foi carregado na embarcação, o que a levou a atingir a altura final de 59,3 metros. A entrada em serviço está prevista para ainda este ano, quando seguirá o Artika, Sibir e Ural.
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