ABB ENTREGARÁ SISTEMAS ELÉTRICOS PARA NOVO FPSO DA EXXONMOBIL NA GUIANA
Em um novo movimento para expandir sua presença no mercado da América Latina, a ABB anunciou na manhã de hoje (22) a assinatura de um novo contrato na região. A empresa foi escolhida para o fornecimento do sistema elétrico completo e soluções digitais associadas ao novo navio-plataforma da ExxonMobil na Guiana. O contrato foi concedido pelo consórcio Modec/Toyo, que está construindo a embarcação para a petroleira americana.
O FPSO, denominado Errea Wittu, será operado a cerca de 200 quilômetros da costa da Guiana, no campo de Uaru. Esse será o quinto FPSO da ExxonMobil na Guiana e combinará o desenvolvimento dos projetos Snoek, Mako e Uaru no bloco Stabroek. Com previsão de entrada em operação até 2026 e capacidade inicial de produção de 250 mil barris de petróleo por dia, o navio também terá capacidade associada de tratamento de gás de 540 milhões de pés cúbicos padrão por dia.
A ABB fornecerá um sistema elétrico de superfície e de casco para a embarcação por meio de uma subestação modular, o ABB eHouse pré-construída. O sistema reduz a exposição a riscos e custos ao comissionar, instalar e testar todos os sistemas elétricos no estaleiro, antes da implantação offshore, e permite velocidade mais rápida para o mercado. Além disso, a empresa fornecerá soluções de gestão de energia que servirão para otimizar a eficiência energética e a disponibilidade de ativos de todos os equipamentos elétricos fornecidos.
“O mercado de FPSO na América do Sul está crescendo exponencialmente, impulsionado pelo fato de que plataformas flutuantes são uma solução mais econômica, rápida, móvel e sustentável para plataformas tradicionais”, afirmou o presidente da ABB Energy Industries, Brandon Spencer. “A Guiana está na vanguarda deste crescimento e estamos entusiasmados em contribuir com nossa tecnologia para ajudar a levar ao mercado este quinto desenvolvimento da ExxonMobil na Guiana de forma rápida e eficiente. Como resultado, o país já está vendo os benefícios para seu PIB, com o governo anunciando investimentos significativos no setor da saúde, educação e infraestruturas críticas”, acrescentou.
Deixe seu comentário